IPCA 2011

links patrocinados

IPCA 2011

IPCA 2011

A inflação é um dos males que a maioria dos governos quer manter estável. Ela consiste, popularmente, no aumento no valor dos produtos, o que faz com que o poder de compra dos consumidores fique mais baixo. Para que todos estejam satisfeitos com a inflação, é preciso que fique entre 2% a 4,5%.

Medir a inflação é muito importante para um país, para que a população possa comprar mais e, ainda assim, a economia se mantenha. Para medir a inflação, o governo brasileiro faz uso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, mais conhecido através da sigla IPCA. Conheça mais sobre este índice e como ele é calculado.

Entenda o IPCA

O IPCA é o índice, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) usado pelo governo federal para medir a inflação. O Banco Central o utiliza para tomar conhecimento de que a meta com relação a inflação no país está realmente sendo cumprida.

O que e IPCA

Para isso, utiliza algumas idades como parâmetro. O IPCA não faz a coleta de dados em todas as regiões, mas sim, escolhe alguns centros urbanos. Nestas cidades, os dados para o índice são coletados, a fim de fazer uma média demonstrando, assim o custo de vida que as famílias do país, com renda equivalente entre 1 a 40 salários mínimos (ao mês) possuem.

Como é feito o cálculo do IPCA

O cálculo do IPCA é realizado a partir da coleta de dados, que é feita todos os meses. Com isso, a coleta é realizada entre o dia 1º até último dia de cada mês, e as informações são disponibilizadas pelo IBGE ao final do procedimento.

Para que serve o IPCA

A coleta de dados é realizada em vários estabelecimentos, prestadores de diversos serviços, autônomos, serviços públicos, concessionárias e também domicílios para avaliar os preços dos alugueis. Entre os produtos que fazem parte da lista dos calculados pelo IPCA estão os grupos de bebidas, alimentos, comunicação, educação, transporte, despesas pessoais, itens para a residência, saúde e vestuário.

Regiões que fazem parte da pesquisa

Como já foi mencionado anteriormente, não são todas as cidades brasileiras que passam pela coleta de dados para o IPCA. Apenas algumas cidades, que estão entre as principais do país, foram selecionadas para fazer parte do índice. Entre as diversas regiões do país, onze foram selecionadas para ter os dados coletados pelo IPCA, sendo, após isso, divulgados, todos os meses, pelo IBGE.

As regiões que participam do IPCA são as metropolitanas de Salvador, Belém, São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre. É possível notar que somente os maiores centros urbanos foram selecionados, para ter uma média do restante do país.

O que é o IBEG

Como e feito o calculo do IPCA

O IBGE é o instituto que realiza a pesquisa do IPCA e muitas outras. Ele foi criado em 1936, oficialmente, e possui sede no Rio de Janeiro. A fundação tem como objetivo apresentar o país através de informações e dados, mostrando a realidade do Brasil.

O IBGE realiza análises, produções, dissemina informações e realiza pesquisas nas áreas sócio-economica, cartografia, geocientífica, ambiental, geográfica, entre outras. Se você é uma pessoa que gosta de dados e quer saber mais sobre o seu país através de números e estatísticas, vale a pena acessar o site do IBGE para conferir todas as pesquisas e análises feitas pela fundação.

Entenda o IPCA IPCA

Pesquisar