Ikariam – Sobre o Jogo e Ikariam online
Ikariam – Sobre o Jogo e Ikariam online
Games de estratégia, além de serem ótimas ferramentas de distração e diversão, também ajudam a desenvolver o raciocínio. Um game deste tipo que faz bastante sucesso é o Ikariam, que se passa na Grécia Antiga. De modo geral, o objetivo do jogador é desenvolver suas próprias cidades, para isto sendo necessário firmar alianças com outros jogadores e, se for o caso, roubar as conquistas de outros usuários.
Desenvolvido pela Gameforce AG, o jogo estimula o gamer a criar uma cidade com boa infraestrutura, exército bem-treinado, boa produção de bens e de ouro e também a manter relações sólidas com outros jogadores, que podem fornecer auxílio diante de dificuldades.
Como começar a jogar
Para começar a treinar suas habilidades como governante e estrategista, o internauta deve acessar o site oficial do Ikariam, preencher um formulário e criar uma conta. Para ficar mais situado é possível conferir um vídeo, que traz imagens dos diferentes ambientes do game.
É importante ressaltar que o jogador pode perder todos os seus dados salvos caso fique algum tempo sem acessar o site para jogar. A empresa Gameforce determinou que se o jogador não acessar sua conta em até cinco horas após sua criação, a mesma é apagada. Na primeira semana de uso, dois dias de inatividade implicam no cancelamento da conta, na segunda semana, quatro dias garantem o cancelamento da conta, no primeiro mês, duas semanas sem jogar significam o cancelamento e com mais de três meses de conta, o jogador perde o direito de jogar se ficar um mês sem fazer login.
Formas de governo no Ikariam
Assim que o jogador cria uma conta, ele deve escolher um tipo de governo para seguir durante o game. A mais básica, e indicada para quem está começando, é a forma padrão, chamada Ikracia. O jogador também pode decidir entre Aristocracia, liderado pela nobreza e indicado para quem pretende investir na construção de edifícios; Democracia, no qual a liderança fica por conta do povo, se mostrando ideal para quem pretende construir impérios; Ditadura, com governo totalitário e recomendado para jogadores que pretendem usar suas armas de guerra; Nomocracia, baseado nas leis e voltado para aqueles que enfrentam um crescimento acelerado de seus impérios e buscam inserir disciplina nas partidas; Oligarquia, representado por famílias da elite e indicado para os jogadores que criam estratégias comerciais em seus impérios; Tecnocracia, controlado por cientistas e pesquisadores e voltado para quem produz bastante e Teocracia, regido pelo clero e indicado para aqueles que utilizam templos para o recebimento de milagres.
Tratados e alianças
No Ikariam, assim como na vida política real, podem ser feitos tratados e alianças com outras pessoas que também participam do jogo. Entre os tratados disponíveis para os jogadores estão o de bens culturais, o comercial, o de direito de guarnição, o de direito de guarnição para alianças e o de paz.
O jogo também conta com bens de construção e de luxo, formas de combate, tipos diferentes de campos de batalha, colônias, tropas, espionagens e edifícios.