Ídolos 2009

links patrocinados

Ídolos 2009

Ídolos 2009

O Ídolos é um reality show inspirado no programa American Idol, exibido pelo canal aberto Fox, nos Estados Unidos. O objetivo é fazer um extenso processo de seleção de cantores amadores talentosos que ainda não tiveram a oportunidade de gravar um álbum produzido por algum especialista no ramo, além de ganhar a tão sonhada fama ao ter suas músicas divulgadas pela emissora que exibe o programa. No começo, os direitos do show foram comprados pelo canal aberto Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tendo durado poucas temporadas e foi transferido para a Rede Record, também aberto.

O programa original é o Idols, exibido no Reino Unido, sendo que até hoje ainda está em produção nos dois países de língua inglesa. O SBT adaptou o formato durante os anos de 2006 e 2007, contando com quatro jurados envolvidos de alguma forma com a música (produtores, cantores, músicos, compositores, etc). Nas primeiras fases, esses jurados viajam por diferentes cidades do país atrás dos talentos que se inscrevem em um processo e se apresentam aos jurados. O participante pode escolher qual música vai cantar, podendo inclusive se apresentar com instrumentos musicais. Na hora de decidir quem passa para a fase seguinte, é feita uma votação entre os jurados – bastando dois votos positivos.

Posteriormente, os pré selecionados passam por apresentações em grupo, onde são avaliados o tempo todo pelas suas características de liderança, o destaque da voz, etc. Em 2008, a Record comprou os direitos do programa e deu continuidade, sendo comandado pelo ator e apresentador Rodrigo Faro. Alguns dos jurados que fizeram parte em um momento ou outro do programa, em diferentes fases e canais, incluem: Fafá de Belém, Thomas Roth, Rick Bonadio, Cynthia Zamorano, Luiza Possi, Supla, Arnaldo Saccomani, Paula Lima, Carlos Eduardo Miranda, Marco Camargo, Luis Calainho, entre outros.

Mais informações

Algumas das cidades que contam com avaliações incluem Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Vitória. Depois dessas duas fases, são feitas avaliações individuais, com temáticas específicas a cada semana (como: músicas dos anos sessenta, Michael Jackson, Queen, baladas românticas, etc), sendo que o participante fica responsável pela adaptação do cover ao seu tom de voz, arranjo musical, etc. A quarta edição, de 2009, contou com os seguintes participantes: Saulo Roston (que foi o ganhador), Priscila Borges, Júlio César, Dani Morais, Diego Moraes, Marcos Paulo, Helen Lyu, Marcos Duarte, Evandro Elias, Taissa Araújo, Thaís Bonizzi, Raquel Soares.

As inscrições para esse ano (2012), já estão abertas e ultrapassaram o número de inscritos de todas as outras edições. Para quem tiver interesse, deve procurar o site oficial do programa e preencher a ficha cadastral, além de comparecer no local e horários indicados. O Ídolos se tornou referência de programa musical, sendo sucesso de audiência em ambos os canais, além de ter aumentado o número de vendas de diversos artistas que tiveram suas músicas emprestadas para versões. O Ídolos continua sendo um dos reality shows de maior audiência no Brasil, fazendo com que a Record entre no nicho de programas desse setor, que se completou também com o programa A Fazenda.

Fotos

Confira Fotos dos Ídolos 2009:

Idolos 2009Idolos 2009
ParticipantesParticipantes
Cenas do programaCenas do programa

Pesquisar