HTML

links patrocinados

html

HTML

HyperText Markup Language, conhecido pela sigla HTML, é um tipo de linguagem utilizado para a produção de paginas na internet. Este tipo de documento é compreendido pelo navegador, ou seja, o programa que você utiliza para ter acesso a sites.

O formato HTML original foi criado por Tim Berners-Lee, também responsável pelo desenvolvimento de demais protocolos, como o HTTP. Na primeira vez que o sistema foi lançado, ele não possuía nenhum tipo de especificação, porém, era usado como diversas formas de ferramentas.

Após os primeiros lançamentos, Tim procurou criar alguns problemas apresentados no formato original, como a comunicação e disseminação do sistema. Assim, ele optou por criar uma combinação livre, ou seja, de domínio publico, que conseguiu ganhar destaque entre diferentes formatadores.

As versões iniciais do HMTL possuis regras bastante livre, o que permitida que os usuários da rede utilizassem o sistema da forma que fosse necessário para as sua finalidade. Hoje, o modelo é mais fechado, e por isso, os programadores precisam utilizar um código mais preciso.

O formato HTML é bastante conhecido pelas suas etiquetas, que são caracterizadas de texto apresentadas entre parênteses angulares. Com isso, é possível definir formas de formatação.

Estrutura e desenvolvimento HTML

O HTML possui um modelo básico de estrutura para criação de documentos de web. Isso permite que os programadores de sites consigam desenvolver características próprias podem dentro de um código pré-estabelecido, o que deixa o trabalho muito mais ágil.

Muitas pessoas consideram a programação em HTML bastante simples depois que é pego a prática. A programação é bastante útil para quem mantém blogs e sites. Para aprender, é possível realizar cursos de informática ou ainda recorrer a tutoriais em vídeo na internet.

HTML Básico

HTML Básico

Sobre o HTML Básico

Todos os arquivos de uma página ficam em um computador que é chamado de servidor. Este computador armazena os arquivos de HTML, as imagens, sons e tudo que aparece na página. O servidor vai precisar ficar ligado o tempo inteiro para as pessoas poderem acessar a home Page. Quando um site é acessado, significa que o internauta acessou o servidor.

Porém, a página fica toda em códigos HTML que significa HyperText Markup Language. É uma linguagem simples e bem leve, por isso ela é o padrão da Internet. Algo importante de se observar antes de elaborar uma página de Internet em códigos é escolher um navegador, porque alguns não lêem alguns códigos. Por isso é importante testar a página em pelo menos dois navegadores diferentes.

Tags

Todo documento HTML é composto de tags. Este é o nome dados aos comandos HTML. Você deve começar sua página com a tag HTML, na primeira linha do código, e terminar com /HTML na última linha do documento. Perceba que a barra “/” sinaliza o fechamento da tag. Este fechamento é necessário para que ela possa ser interpretada pelo navegador. Os “<” e “>” também fazem parte da tag.

Existe tag para tudo. Para indicar o título da página, a tag para indicar o qe será um cabeçalho, tag para cor, para tamanho da fonte, para fazer link, enfim, para tudo se usa uma tag. As mais básicas serão indicadas abaixo.

Após a tag HTML a tag do cabeçalho da página é o HEAD no início e /HEAD no final. Entre elas ficará a próxima tag que é a TITLE e /TITLE. Entre elas, deve ser colocado o que irá aparecer na janela de visualização do navegador. A Tag BODY vem logo em seguida e depois dela vem absolutamente tudo que fará parte da sua página. Basicamente a página fica assim:

Algumas outras tags básicas são as de enter. Sim, para que um texto ou qualquer outra coisa apareça em uma nova linha, mais abaixo, na página, é necessária uma tag. Assim usa-se a BR, que não precisa do fechamento, isto é, repiti-la, mas com a “/”. A tag H1 inicia a formatação do primeiro nível de cabeçalho. Níveis vão de 1 a 6, sendo que o que muda, basicamente é o tamanho da fonte.

Outras tag, um pouco mais complexas são usadas para inserir imagens, links, etc. Também existe tag para construir tabelas, colunas, fontes, cores, enfim, todo tipo de formatação da página. Hoje em dia, existem programas que lhe permitem desenvolver a página como se fosse um desenho e com um clique, tudo é transformado em código. Mas até no processo de montagem o básico do HTML é preciso. Cursos podem ser encontrados pela internet.

Pesquisar
Artigos Relacionados