História do rock no Brasil

links patrocinados

Saiba mais sobre a história do rock no Brasil.

Sobre os primeiros passos do rock em nosso país

A história do rock no Brasil começou na mesma época em que o ritmo também se desenvolvia dentro dos Estados Unidos, dando os seus primeiros passos iniciais até o surgimento das várias vertentes como existem hoje em dia. A primeira cantora considerada como pioneira neste ritmo musical foi Nora Ney, a rainha da samba-canção que acabou lançando uma canção com inspiração no rock, de nome “Rock around the clock”.

Mesmo com uma interprete brasileira, a música ainda era cantada no idioma inglês. A primeira composição do gênero escrita em língua portuguesa foi “Rock and Roll em Copacabana”, com um nome já bem sugestivo. Falando da história do rock no Brasil, começa aí um marco com o nome de Cauby Peixoto, que foi o seu primeiro interprete. O ritmo ainda caminhava a passos lentos.

História do rock no Brasil

História do rock no Brasil: as décadas do sucesso

As próximas décadas que se sucederam foram de descobertas e sucessos dentro do cenário musical. Falando na história do rock no Brasil, começaram a surgir os grupos e as canções marcantes como o “Biquini de Bolinha Amarelinha”. Foram nos mesmos anos 60 que o ídolo Roberto Carlos se consagrou como um dos reis do rock, inicialmente, com hits como “Proibido Fumar” e “O Calhambeque”.

O rick brasileiro começava a tomar os seus primeiros contornos nacionais. A Jovem Guarda foi o marco para a época e que até hoje é lembrada na história da música brasileira, como Erasmo Carlos, Wanderleia, Ronnie Von, entre outros. Sobre a história do rock no Brasil, ainda há muito mais influências.

História do rock

Sobre as décadas de 70 e 80

O movimento Tropicália que se iniciou e também acabou nos anos 60 uniu artistas de MPB e outros ritmos no rock, além de trazer novos grupos como Os Mutantes, com a Rita Lee, um dos símbolos do ritmo em nosso país. Em relação a história do rock no Brasil, foi na década de 70 que alguns cantores foram exilados, o que amansou o movimento no país por causa da ditadura.

Nos anos 70, ainda surgiram mais grupos importantes para a história do rock no Brasil, como Secos & Molhados, além do cantor Raul Seixas que inovou com as suas letras e canções. A década de 80 começou a unir outros grupos que até hoje se mantém juntos, como Os Paralamas de Sucesso e o Engenheiros do Hawaí. Foi na mesma época que se uniram Legião Urbana, Blitz, Cazuza, Biquini Cavadão, Capital Inicial, entre outras.

rock no Brasil

História do rock no Brasil: até os dias atuais

Durante a década de 90, vários grupos já estavam consolidados ou se consolidando dentro do cenário nacional, dentro da história do rock no Brasil. Outros movimentos dentro do ritmo também ganharam destaque na época, como a batida de Gabriel O Pensador, os Raimundos, Barão Vermelho e Chico Science e Nação Zumbi.

Até hoje existem bandas importantes para este cenário musical em nosso país, como Jota Quest, Detonautas, Shaman, entre outros.

rock no Brasil história

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados