HDMI x DVI

links patrocinados

HDMI x DVI

HDMI x DVI

Para os fãs de computação e de qualidade digital, a hora de escolher o componente ideal para reprodução de filmes e jogos de videogame no computador, é uma hora crucial e decisiva. Pois o que pode atrapalhar ou melhorar toda a interface de visualização e a reprodução da diversão da família. Para isso, vamos analisar os principais conectores de áudio e vídeo do mercado da informática.

Diferenças entre HDMI x DVI

O primeiro, o HDMI é apenas um dispositivo em cabo que liga a reprodução em vídeo e áudio para o computador ou TV. O DVI funciona apenas como um conector de vídeo para TV ou computador. Os dois, porém, são formatos digitais de alta resolução para placas gráficas e de vídeo em computadores que pretendem fazer a ligação entre dois componentes de reprodução.

HDMI

O High Definition Multimedia Interface ou simplesmente HDMI, é uma versão melhorada das opções analógicas para reprodução de áudio e vídeo. O principal diferencial deste componente é a capacidade de reproduzir os dados de informação de maneira não comprimida, coisa que os outros componentes não faziam. O VGA, cabo coaxial, vídeo componente e vídeo composto são alguns dos exemplos de ligação analógica que ficaram para trás com a chegada da nova tecnologia HDMI. De maneira simplificada, algumas placas de vídeo em computadores possuem saída de conexão em vídeo, e o HDMI é uma dessas opções de conexão. Um cabo identificado pelo mesmo nome é comercializado para a ligação entre TV’s e computadores. Algumas TV’s, como as produzidas nos anos 70, 80 e 90, e ainda algumas de baixa tecnologia e resolução, não possuem a saída de vídeo e áudio em HDMI, se tornando impossível assim a ligação do Notebook ou Personal Computer para a reprodução de filmes ou qualquer outro programa na TV.

DVI

Já o DVI, se destaca por ser apenas mais uma das conexões de placas de vídeo a monitores de alta resolução para computadores de mesa ou simplesmente Desktops. Basicamente ele utiliza da mesma tecnologia de transmissão de dados não comprimidos como o HDMI, e também é compatível com as mesmas ligações para TV, o diferencial vem na placa de vídeo. Como existem várias marcas no mercado e cada uma com uma potencia e detalhes mais diferenciados umas das outras, os cabos de DVI podem transmitir a qualidade apresentada pela placa nos monitores, independente da marca dos mesmos. Outra diferença são os conectores do cabo DVI, cada um possui uma especificação diferente, ao contrário do HDMI, que possui um conector padrão, independente da marca de placa de vídeo. Alguns dos cabos são: o DVI-A, uma conexão somente analógica, o DVI-I, conexão digital e analógica e o DVI-D, uma conexão apenas digital.

Escolha entre HDMI x DVI

Então, é importante na hora da escolha entre um dos conectores, verificar se a funcionalidade escolhida é suportada tanto por sua TV como por seu computador. Pois algumas dos monitores de LCD ainda não possuem a entrada de conexão HDMI, apenas a de DVI.

Fotos

Confira Fotos sobre HDMI x DVI:

Qual é melhor HDMI x DVI Diferenças HDMI x DVI Vantagens e desvantagens HDMI x DVI DVI x HDMI

Pesquisar
Artigos Relacionados