Guia Cultural de Favelas
Sendo um projeto realizado por jovens em diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, confira mais informações sobre como funciona o Guia Cultural de Favelas e como consultar.
O que é o Guia Cultural de Favelas
Um programa que começou na cidade do Rio de Janeiro reuniu diversos jovens moradores de favelas da capital para a criação do Guia Cultural de Favelas, projeto que visa catalogar mais opções de visitação dentro do município. Quem é turista na cidade, além de conhecer os pontos turísticos mais famosos, também tem a oportunidade de saber o que está ocorrendo em outras regiões.
Tudo teve início por causa de uma iniciativa do Solos Culturais, uma organização que atua diretamente nas favelas e tem o intuito de entender melhor sobre os hábitos culturais de seus habitantes. Essas informações do Guia Cultural de Favelas servem para formar um verdadeiro acervo dessas regiões.
O lançamento do mapa Guia Cultural de Favelas
Os territórios cobertos pelos 100 jovens escolhidos pelo órgão Solos Culturais foram a Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Penha, Rocinha e Manguinhos. O Guia Cultural de Favelas traz uma verdadeira pesquisa com dados relacionados àquela região específica, mostrando sobre sua localização, número de habitantes, total de jovens e informações.
Também é mostrado os principais eventos que estão nesses bairros. Se expandindo nas redes virtuais, uma evolução do Guia Cultural de Favelas é a criação de um mapa cultural que abrange as 5 regiões avaliadas, mostrando com mais interatividade o que está rolando. De acordo com os organizadores, mostrar ao turistas que existem também outras opções de visita dentro da favela é importante para aumentar o conhecimento sobre a área e a própria economia do local.
Sobre as favelas do Rio
O Guia Cultural de Favelas traz uma cobertura sobre as principais regiões da cidade, começando pela Rocinha, que possui quase 70 mil habitantes, praticamente a mesma quantidade de uma cidade de interior. O Complexo do alemão segue logo atrás, com cerca de 69 mil pessoas.
Já a Cidade de Deus é um local onde habita mais de 36 mil pessoas, mesmo número encontrado em Manguinhos. O bairro da Penha, mais heterogêneo, também passou por uma análise, possuindo 78 mil pessoas, inclusive fora de seu complexo. O Guia Cultural de Favelas possui jovens de todas essas regiões, que fazem parte da Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Guia Cultural de Favelas: onde fazer a consulta
Quem quiser acessar e conhecer mais sobre o projeto Guia Cultural de Favelas pode entrar no site da organização Solos Culturais, onde vai encontrar no lado esquerdo um menu com o nome de cada uma das regiões avaliadas pelos jovens e as informações referentes ao mesmo.
A página também conta com uma parte dedicada a equipe do projeto, com o nome e território que cobrem para o projeto. Mesmo se você não for do Rio de Janeiro, vale a pena dar uma olhada para conhecer o Guia Cultural de Favelas de 2014.