Guia Cultural de Favelas

links patrocinados

Guia Cultural de Favelas

Sendo um projeto realizado por jovens em diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, confira mais informações sobre como funciona o Guia Cultural de Favelas e como consultar.

O que é o Guia Cultural de Favelas

Um programa que começou na cidade do Rio de Janeiro reuniu diversos jovens moradores de favelas da capital para a criação do Guia Cultural de Favelas, projeto que visa catalogar mais opções de visitação dentro do município. Quem é turista na cidade, além de conhecer os pontos turísticos mais famosos, também tem a oportunidade de saber o que está ocorrendo em outras regiões.

Guia Cultural de Favelas Conheça o Guia Cultural de Favelas

Tudo teve início por causa de uma iniciativa do Solos Culturais, uma organização que atua diretamente nas favelas e tem o intuito de entender melhor sobre os hábitos culturais de seus habitantes. Essas informações do Guia Cultural de Favelas servem para formar um verdadeiro acervo dessas regiões.

Saiba o Guia Cultural de Favelas

O lançamento do mapa Guia Cultural de Favelas

Os territórios cobertos pelos 100 jovens escolhidos pelo órgão Solos Culturais foram a Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Penha, Rocinha e Manguinhos. O Guia Cultural de Favelas traz uma verdadeira pesquisa com dados relacionados àquela região específica, mostrando sobre sua localização, número de habitantes, total de jovens e informações.

Também é mostrado os principais eventos que estão nesses bairros. Se expandindo nas redes virtuais, uma evolução do Guia Cultural de Favelas é a criação de um mapa cultural que abrange as 5 regiões avaliadas, mostrando com mais interatividade o que está rolando. De acordo com os organizadores, mostrar ao turistas que existem também outras opções de visita dentro da favela é importante para aumentar o conhecimento sobre a área e a própria economia do local.

Cultural de Favelas

Sobre as favelas do Rio

O Guia Cultural de Favelas traz uma cobertura sobre as principais regiões da cidade, começando pela Rocinha, que possui quase 70 mil habitantes, praticamente a mesma quantidade de uma cidade de interior. O Complexo do alemão segue logo atrás, com cerca de 69 mil pessoas.

Já a Cidade de Deus é um local onde habita mais de 36 mil pessoas, mesmo número encontrado em Manguinhos. O bairro da Penha, mais heterogêneo, também passou por uma análise, possuindo 78 mil pessoas, inclusive fora de seu complexo. O Guia Cultural de Favelas possui jovens de todas essas regiões, que fazem parte da Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Guia Cultural de Favelas - saiba mais

Guia Cultural de Favelas: onde fazer a consulta

Quem quiser acessar e conhecer mais sobre o projeto Guia Cultural de Favelas pode entrar no site da organização Solos Culturais, onde vai encontrar no lado esquerdo um menu com o nome de cada uma das regiões avaliadas pelos jovens e as informações referentes ao mesmo.

A página também conta com uma parte dedicada a equipe do projeto, com o nome e território que cobrem para o projeto. Mesmo se você não for do Rio de Janeiro, vale a pena dar uma olhada para conhecer o Guia Cultural de Favelas de 2014.

Pesquisar
Artigos Relacionados