Gtalk online

links patrocinados

Gtalk online

Gtalk online

O Google Talk, popularmente conhecido como Gtalk, é o mensageiro instantâneo do Google. Criado em 2005, o Gtalk está disponível em 14 idiomas. Um dos diferenciais do software é sua interface extremamente simples, mas com todos os recursos de qualquer outro mensageiro.

Muito do sucesso do Gtalk se deve à integração do software com as contas de email do Gmail. Se você possui um Gmail, automaticamente está inscrito no Gtalk, com o mesmo login e senha. Essa estratégia é a mesma utilizada por outros programas, como MSN e Yahoo!.

Além da integração, entretanto, o Gtalk possui uma completa incorporação ao Gmail. Quando você acessa seu email, pode utilizar o Gtalk na barra inferior da página. O programa também pode ser utilizado diretamente da Internet, sem a necessidade de instalação.

Gtalk na web

Se você não pode, ou não quer, instalar o Gtalk em determinado computador, basta seguir um simples procedimento para utilizá-lo diretamente no navegador. O processo é o seguinte: primeiro, acesse o site do Google Talk. Em seguida, clique no botão azul que diz “Launch Google Talk”.

Caso você já possua uma Google Account, simplesmente digite login e senha no campo “Acessar”. Caso contrário, crie uma conta no link s”Crie uma conta agora”. Lembre-se de que estes dados solicitados são os mesmos de seu email. Após realizar este procedimento, você já estará conectado e poderá utilizar o serviço.

Importante

Geralmente utilizamos a versão online de mensageiros instantâneos quando estamos em um computador que não é o nosso. Isso acontece principalmente em computadores do trabalho ou em lan houses.

Em ambos os casos, assegure-se sempre de sair de sua conta assim que terminar de utilizar o serviço. Preste muita atenção também para verificar se as opções de salvar a senha automaticamente ou de permanecer conectado não estão ativas. Isto permite que outras pessoas tenham acesso a seu mensageiro instantâneo, o que pode se tornar um grande problema.

Gtalk MSN

Gtalk MSN

Você provavelmente sabe que o MSN, atualmente também conhecido como Windows Live Messenger, é um dos comunicadores instantâneos mais famosos da Internet. Criado em 1995, o programa permite que os usuários conversem entre si individualmente ou em conversar coletivas, organizadas por grupos.

História

O primeiro mensageiro instantâneo a se tornar popular na Internet foi o ICQ, da empresa Mirabilis. A estratégia do MSN para competir com este concorrente foi investir pesado em publicidade e integrar o MSN ao Hotmail – quem possuía uma conta no provedor de email teria, automaticamente, um perfil no MSN.

Aos poucos o MSN foi se tornando o mensageiro instantâneo mais utilizado pelos internautas. Atualmente, estima-se que o serviço possua mais de 323 milhões de usuários. A mudança de nome, de MSN para Windows Live Messenger, teve como objetivo diferenciar o mensageiro de outros serviços com a marca MSN. Entretanto, devido à popularidade do nome, ele continua sendo chamado de MSN pela grande maioria dos usuários.

Embora o MSN seja muito popular, ele obviamente não é uma unanimidade. Muitas pessoas preferem outros serviços de mensagens instantâneas, o que às vezes dificulta as conversas. Afinal, é muito complicado gerenciar vários mensageiros abertos ao mesmo tempo. Para resolver este problema, há um recurso que possibilita, através de sua conta do Google Talk (Gtalk), conversar com pessoas de diversos serviços – como Yahoo Messenger, AIM ou MSN.

Integrando o MSN ao Gtalk

O primeiro passo para integrar a lista de contato do MSN ao Gtalk e baixar um cliente Jabber, como o Psi. Após a instalação, preencha os campos de login com seus dados do Gtalk – que são os mesmos do Gmail. Caso você não possua uma conta no Gmail, basta realizar o cadastro.

Em seguida, marque a opção “Auto-authorize contacts”, para não ter que adiciona os contatos do MSN individualmente. Quando você estiver online, clique com o botão direito de seu mouse na aba “Gmail” e selecione a opção “Service Discovery”.

Serão exibidos, então, alguns servidores. Conecte-se a um deles e vá à opção “Browse”. Aparecerá a opção “MSN Transport”. Clique nela com o botão direito do mouse, vá à opção Register e preencha com seus dados do MSN. Depois disso, feche o Psi e acesse seu Gtalk normalmente. Pronto! Se você fez tudo corretamente, os contatos do MSN já estarão lá!

Pesquisar
Artigos Relacionados