GPRS o que é

links patrocinados

GPRS o que é

GPRS o que é

General Packet Radio Service – GPRS – é um novo serviço que realiza o envio e a recepção de informações através da rede telefônica móvel de acesso a internet. Apesar da sua sigla, ele não é semelhante ao GPS (sistema de posicionamento global).

Características GPRS

A GPRS é um serviço que pode ser bastante ágil, chegando a uma taxa de velocidade de 171,2 kbps. Essa velocidade esta disponível para aqueles sistemas que utilizam 8 timeslots simultaneamente. Basicamente, a taxa de velocidade é três vezes superior as demais redes de comunicação fixa.

Outra características deste tipo de serviço é a sua disponibilidade imediata. A GORS permite que a conexão seja imediata para o recebimento e envio de informações a partir da necessidade dos seus usuários. Além disso, ele não exige a conexão através de modens, permitindo que os usuários estejam conectados a maior parte do tempo.

Além disso, a GPRS ainda permite que os usuários tenham acesso a aplicações que normalmente não estão aptas a serem utilizadas pelas redes GMS, principalmente uma vez que essas possuem taxas baixas de limite para a transferência de informações.

O GORS ainda permite que os usuários estejam conectados através do serviço de internet móvel. Todos os serviços que utilizam o FTP, como acesso a e-mail, chat e sites, podem ser acessados através da rede móvel deste sistema.

Como utilizar GPRS

A rede GRPS é um serviço que está sendo cada vez mais oferecidos. Para ter acesso, a pessoa precisa possuir um terminal ou um telefone móvel que tenha acesso GPS, lembrando que os celulares com tecnologia GSM não suportam este modelo.

Possui ainda uma assinatura de compatibilidade para telefonia móvel GPRS possui o sistema habilitado. Neste caso, é preciso se informar com a operadora sobre o funcionamento ou ainda se existe algum requerimento especial. E por sim, um destino para que as informações sejam recebidas.

GPRS EDGE

GPRS EDGE

O GPRS e o Edge são redes que funcionam para conexão em aparelhos celular. Com a tamanha popularização dos aparelhos, hoje em dia, quase todos sabem que as conexões com a internet em um celular são muito utilizadas. Encontrar uma aparelho que possua a melhor conexão com internet não é uma atarefa muito difícil, principalmente por que atualmente a maioria dos aparelhos possuem todos os tipos de conexão disponíveis ao usuário.

Conexões de internet Celular

O sistema GPRS é um dos mais comuns em qualquer aparelho celular, nem precisa se rum smartphone, este tipo de conexão é a mais básica e funciona praticamente em toda a área de cobertura da operadora. A taxa de transmissão de dados deste tipo de conexão é em média de 115Kbps. Não é muito adequada a utilização para downloads rápidos, por exemplo.

Já a conexão através do sistema Edge funciona um pouco mais rápida que a GPRS, a Edgde também esta disponível em quase todos os aparelhos celular, mesmo os modelos mais simples e com poucas funções. O acesso a internet através da rede Edge permite uma taxa de transmissão de 385Kbps, mas a cobertura é menos ampla e mais restrita.

Os modelos mais modernos de smarphones se utilizam da conexão chamada de 3G. Esta é muito mais rápida que todas as outras pois pode alcançar velocidades superiores a 1MB de transmissão de dados. Porém este tipo de conexão não é utilizada em qualquer aparelho celular, ele precisa possuir a tecnologia.

A forma mais simples e barata para conexão com a internet através de aparelhos celular hoje em dia é através das redes Wi-Fi. O problema desta conexão é que no Brasil poucos locais possuem a rede e isto limita muito o uso deste sistema, acabando restrito a áreas privadas onde há conexão com internet através do Wi-Fi.

Qual rede usar

A melhor forma de decidir qual será a rede utilizada para conectar-se à internet através do aparelho celular é decidir o objetivo da utilização. Para pessoas que utilizam muito a internet através do aparelho o mais indicado é que ele tenha a tecnologia 3G.

Cada tipo de conexão possui um determinado custo, por isto o mais importante é verificar as tarifas praticadas pela sua operadora de telefonia. Pessoas que fazem uso da internet em qualquer local precisam contratar serviços com pacotes de dados, assim podem utilizar-se de redes mais rápidas sem que o custo seja muito alto.

Pesquisar
Artigos Relacionados