Google Street View Brasil

links patrocinados

Google Street View Brasil

Google Street View Brasil

O Google Street View é uma ferramenta de imagem e mapeamento lançada pelo Google em 2007, tendo como principal objetivo fornecer fotos em panorâmicas de 360 graus de locais públicos ao redor do mundo. Isso contribui para conhecer os mais diferentes pontos turísticos de diferentes países, ajuda no planejamento de viagens, além de ser uma boa opção de diversão online para os entusiastas do turismo.

Também pode servir como serviço de consulta, visto que está entrelaçado com o Google Maps (ferramenta que informa distâncias entre locais, mapeamento de ruas, tempo de viagem entre cidades, entre várias outras funções). É possível fazer consultas a espaços públicos (como ruas), visualizar fachadas de prédios e estabelecimentos (como restaurantes e bares) e, em casos de parceria, até mesmo de locais privados (como é o caso da Disneyland Paris).

Como funciona

Veículos de diferentes tamanhos e formatos estão circulando ao redor do mundo, em vários locais, para fazer registros fotográficos. Ao iniciar o projeto, em 2007, o Google estava limitado a algumas cidades dos Estados Unidos (que hoje tem praticamente todo o seu território coberto, inclusive estados como Alaska e Hawaii), tendo hoje se expandido para países como: Canadá, México, Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Japão, Iraque, Singapura, Coréia do Norte e do Sul, Taiwan, Hong Kong e grande parte da Europa, como Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Bélgica, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia, Romênia, República Tcheca, Hungria e Países Baixos.

Depois de passar do projeto experimental de cinco cidades americanas, hoje o Google Street View está presente nos sete continentes. A empresa utilizou carros com GPS e câmeras, passando para vans com computadores e começou a implementar a definição das imagens de acordo com a qualidade dos equipamentos fotográficos. Finalmente, o Google ficou satisfeito com um sistema que inclui um carro com mais de quinze lentes que registram fotos em 360 graus, com rastreamento de posição, disco rígido para armazenar os dados.

Em alguns lugares, entretanto, não é possível chegar de carro. Por isso, o Google vem experimentando com diferentes veículos, como o triciclo Google, que pode fazer registro de campi universitários, parques, trilhas e estádios. As inovações não pararam por aí: o equipamento do Street View foi incluído também em motoneves, para registrar ambientes e locais com algumas das temperaturas mais frias dos EUA e do mundo. Outra invenção foi o Trolley, robô carrinho inventado especialmente para registrar imagens em museus.

Google Street View Brasil

Segundo o site oficial do Google Street View, os registros no Brasil incluem basicamente as regiões sudeste, centro oeste e nordeste do país, mais especificamente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Distrito Federal, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Alagoas. Entretanto, há registros de pontos no Sul, como nas cidades paranaenses de Toledo, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá, nas catarinenses Joinville, Florianópolis, Brusque e Lage, bem como nas gaúchas Porto Alegre, Bagé, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Maria. Além disso, o estado de Minas Gerais também conta com a cobertura de cidades como Belo Horizonte, Barbacena e Juiz de Fora.

Fotos

Google Street View BrasilGoogle Street View Brasil
Equipamento de captação do GoogleEquipamento de captação do Google
Outros lugares do mundo que estão no Google Street ViewOutros lugares do mundo que estão no Google Street View

Pesquisar
Artigos Relacionados