Gmail

Gmail

Gmail

O Gmail é o serviço de email fornecido pelo Google, sendo gratuito para o usuário, embora conte com anúncios publicitários. Apesar de existir no formato beta (ainda em fase de testes) desde o ano de 2004, só foi lançado oficialmente para qualquer usuário três anos depois, em 2007. Em 2009, finalmente sai da versão beta. Na época de lançamento, inovou com espaço de armazenamento de um gigabyte (muito superior aos seus competidores como o Hotmail e o Yahoo), além do suporte para anexos de até vinte e cinco megabytes (também superior aos concorrentes).

Atualmente, está disponível não apenas como email comum, mas também para configurações do tipo POP3 e acesso através de plataformas móveis, como celulares e tablets. Também possui versões em mais de cinqüenta línguas diferentes e dados de janeiro de 2012 apontam mais de trezentos e cinqüenta milhões de usuários espalhados pelo mundo. O Gmail também possui uma interface agradável e limpa, além de outras funções extras como fórum e chat online através do email.

Agora, o Gmail oferece até dez gigabytes de armazenamento por usuário, tendo feito o upgrade no começo de 2012, que antes era de sete gigas e meio. Segundo declarações do Google, a ideia é continuar aumentando aos poucos o direito ao armazenamento, embora também exista assinaturas pagas que podem chegar a até um terabyte de capacidade (custando oitocentos dólares por mês). O Gmail também está ligado a outros serviços do Google, como o Google Docs e o Picasa, de documentos de texto e imagens, respectivamente. Pode ser uma alternativa de armazenamento para quem não quer pagar mensalidades, visto que ambos são gratuitos.

Mais informações

Uma das inovações do Google é o Google Labs, que coloca no ar diferentes experimentos para que os usuários façam testes e dêem feedback, enquanto se divertem com o serviço oferecido. No Gmail, não é diferente: algumas das opções incluem o marcador das mensagens, além de técnicas para deixar a navegação mais rápida e prática. Com isso, os engenheiros do Google podem avaliar a popularidade das funções e se eventualmente serão incorporadas na versão oficial, visto que os aplicativos do Labs podem ser extintos a qualquer momento.

O filtro de spam do Gmail também é muito elogiado pelos usuários, já que raramente deixa passar alguma mensagem indesejada. Também é possível criar filtros particulares, que servem para excluir mensagens de usuários que conhecemos, mas não desejamos mais ler emails deles. No caso de spam universal, os filtros vão sendo implementados na medida em que novas mensagens diferentes chegam – ou seja, se eu marco um email como spam (e não do tipo particular), o Google armazena esse endereço para aplicar para outros usuários.

O principal diferencial do Gmail dos outros emails é obter respostas de mensagens todas na mesma enviada ou recebida, sem a necessidade de réplicas que falam sobre o assunto de forma repetida. Dessa forma, dificilmente o usuário irá sair daquela mensagem para procurar outra em uma página diferente. A única experiência negativa que o Google teve com o Gmail foi quando tentou incorporar obrigatoriamente o uso da rede social Google Buzz no email, sendo que o serviço foi deletado pouco tempo depois.

Fotos

GmailGmail
Layout do GmailLayout do Gmail
O Gmail foi lançado oficialmente em 2007O Gmail foi lançado oficialmente em 2007

GD Star Rating
loading...
Gmail, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados