Fantástico Rede Globo

links patrocinados

Fantástico Rede Globo

Fantástico Rede Globo

O Fantástico é um dos programas mais clássicos da Rede Globo, canal de TV aberta que também é o de maior influência no país. Basicamente, consiste em um conteúdo especial: a repercussão de fatos da semana a partir de um viés mais aprofundado, além de geralmente a apresentação de uma reportagem investigativa inédita. Com apresentação atual de Zeca Camargo e Renata Ceribelli, bem como a participação de Tadeu Schmitt, na seção de esporte. Já teve participações de Pedro Bial, William Boner, Cid Moreira, Glória Maria, Sérgio Chapelin, Fátima Bernardes, Celso Freitas e Patrícia Poeta (que agora apresenta o Jornal Nacional). Em média, são duas horas e meia de programação (logo após o “Domingão do Faustão”), sendo que foi criado no ano de 1973 e tem como produtor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (conhecido como Boni). Até o começo de julho, já tinha ultrapassado os dois mil episódios.

Alguns dos assuntos que já foram abordados pelo Fantástico incluem: denúncias e escândalos políticos, problemas familiares, aspectos da saúde, além de quadros de comportamento (dicas sobre moda, educação dos filhos, economia doméstica), viagens (especiais sobre culturas dos cinco continentes, especialmente países como China, África do Sul, Japão, entre outros), relacionamento (explicações químicas para o amor ou a atração, etc). Outro destaque muito importante é a parte humorística do programa, que já contou com quadros como Retrato Falado, Os Normais, bem como humoristas famosos – Chico Anysio, Tom Cavalcante, entre outros.

Fantástico Rede Globo – Modelo que virou referência

Embora o formato do Fantástico seja copiado do jornalismo de outros países, em especial o americano e o britânico, aqui no Brasil o programa acabou influenciando canais como a Rede Record e a Rede TV, entre outros como a Cultura e afins no sentido de fazer um apanhado geral do conteúdo da semana em apenas um programa que teria justamente como função o resumo de tudo isso para o cidadão que não teve tempo para assistir o canal durante toda a semana. Atualmente, a Record vem aumentando sua disputa pela audiência, sendo que a Globo perde pontos e a liderança dependendo do conteúdo a ser exibido.

Diferenciais do Fantástico da Rede Globo

O Fantástico já é considerado parte da programação familiar de domingo, sendo que apresenta entrevistas exclusivas com artistas (seja pela estréia de um filme, show de músicos no Brasil, etc – desde Kurt Cobain até Paul McCartney já apareceram na tela dominical). Além disso, devido ao grande referencial da Rede Globo em arquivar e valorizar seus próprios conteúdos, é disponibilizado na Globo News alguns dos quadros, como se fosse o melhor de tudo que já foi passado no Fantástico. Além disso, é possível conferir boa parte dos programas na página oficial – o que significa compartilhar, nas redes sociais, publicar no seu blog, enviar por email – ou seja, a circulação aumenta exponencialmente. Para mais informações, acesse o site ou então compre o livro e DVDs especiais sobre a programação do Fantástico – as melhores reportagens e os melhores quadros reunidos em um só lugar.

Fotos

Confira Fotos do Fantástico Rede Globo:

Fantástico Rede Globo Fantástico Rede Globo Fantástico Rede Globo Fantástico Rede Globo

Pesquisar
Artigos Relacionados