Esporte Espetacular

links patrocinados

Esporte Espetacular

Esporte Espetacular

O Esporte Espetacular é um programa televisivo da Rede Globo que está no ar desde dezembro de 1973, sendo um dos mais antigos no Brasil.

Tem como principal temática o esporte, variando entre os radicais, a revisão dos acontecimentos do futebol na semana, histórias inspiradoras de jogadores e torcedores, bem como especiais sobre as olimpíadas, o panamericano, entre outras competições. Frequentemente tem a programação “interrompida” quando há competições ao vivo no horário do programa, domingo de manhã, de esportes como natação, futsal, futebol de areia, vôlei, basquete, entre outros.

Um destaque positivo do programa é o fato de abordar esportes que não aparecem regularmente na mídia tradicional, como ginástica olímpica e hipismo. Além disso, apresenta bastante descrições sobre esportes radicais, como o rafting, canoagem, escalada e divulga competições como o X Games (de esportes que envolvem pistas de skate, para bicicleta, roller, etc.). O Esporte Espetacular tem duração entre duas horas e meia e três horas, dependendo das competições que cortam o programa. No seu ano de estréia, foi apresentado por Léo Batista e Luciano do Valle. Léo continuou no comando do programa até 1998, enquanto Luciano saiu no ano seguinte e depois se destacou nas emissoras Rede Record e Rede Bandeirantes (onde está até hoje).

Apresentadores

Léo Batista e Luciano do Valle, que posteriormente foi substituído por Márcio Guedes marcaram a primeira fase do Esporte Espetacular. A segunda fase, que dura até hoje, teve apresentadores como Fernando Vanucci (que saiu da Globo em 1998), Sérgio Ewerthon (jornalista que já passou pelas emissoras Bandeirantes, Band News, TV Gazeta e trabalha atualmente na TV Assembleia do Estado de São Paulo), Isabela Scalabrini (uma das primeiras mulheres a cobrir esporte no país, cobrindo as Olimpíadas de Los Angeles e Seoul, além da Copa do Mundo no México, em 1986 – atualmente trabalha na Globo Minas, fazendo reportagens e editando para o jornal regional).

A partir de 1998, o Esporte Espetacular teve uma presença feminina bem mais forte: primeiramente sob o comando individual de Mylena Ceribelli (jornalista que também apresentava o Globo Esporte e em 2009 foi para a Rede Record). Em 2001, Glenda Kozlowski começou a apresentar com Mylena e está até hoje no programa.

Dani Monteiro se destacou no período de 2003 até 2007, com um quadro exclusivo de reportagens sobre esportes radicais ao redor do mundo (como rapel no Chile, esqui no Canadá, mergulho na Nova Zelândia, entre outros). Alguns outros apresentadores que passaram por um período curto no Esporte Espetacular incluem: Luis Ernesto Lacombe (atualmente apresenta a seção esportiva do Bom Dia Brasil), Luciana Ávila (apresentou o Diários de Motocicleta e possui programas na Globo News) e Cristiane Dias (que agora apresenta o diário Globo Esporte).

Atualmente, o Esporte Espetacular é apresentado por Glenda Kozlowski e o ex-jogador de vôlei Tande (medalha de ouro na Olimpíada de 1992, em Barcelona na Espanha). O esportista também apresenta o Globo Esporte com Cristiane.

Quadros famosos

A Charge Espetacular (Mauricio Ricardo apresenta uma charge baseada em alguma situação de destaque do esporte), Esporte Espetacular de Bolsa (apresentado por Thalita Rebouças, traz o olhar das mulheres sobre o esporte), Na Estrada com Galvão (série de entrevistas com esportistas de renome nacional, com o jornalista e narrador Galvão Bueno).

Fotos

Confira Fotos do Esporte Espetacular:

Apresentadores do Esporte EspetacularApresentadores do Esporte Espetacular
O programa vai ao ar aos domingosO programa vai ao ar aos domingos
Glenda Kozlowski e Tande também são apresentadores do programaGlenda Kozlowski e Tande também são apresentadores do programa

Pesquisar
Artigos Relacionados