ENEM SISU

links patrocinados

ENEM SISU

ENEM SISU

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o SISU (Sistema de Seleção Unificada) são métodos aplicados pelo Ministério da Educação do governo brasileiro que pretendem aos poucos substituírem os exames vestibulares realizados para os estudantes obterem vagas em cursos nas universidades públicas do país. Trata-se de um novo modelo nunca visto antes na história educacional brasileira voltado para o ensino superior. É um projeto de governo que vem sendo implantando desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ideia ainda não é bem aceita, muitas universidades, que possuem característica autônoma, não aderiram a proposta. Aos poucos o sistema proposto pelo governo federa vai ganhando força. Acompanhe neste artigo mais detalhes sobre o ENEM e o SISU.

Enem 2013

Implantação nacional do sistema ENEM e SISU

Algumas instituições públicas de ensino superior aceitaram parcialmente e lentamente a proposta, valendo-se da nota do ENEM, por exemplo, para a primeira fase do exame vestibular.

Algumas instituições vêm implantando o Sistema de Seleção Unificada nos exames realizados no começo de 2010.

Adesão do sistema ENEM e SISU

Sisu

Veja quais as universidades adotaram o ENEM e ou SISU: na Região Centro-Oeste foram a UFMT, UnB, Unemat, UFMS, UFG, UEMS, UFGD; na Região Nordeste foram UNEB, UFAL, UFS, UFBA, Ufersa, UFC, UFRN, UFRB, UFPI, Unilab, Univasf, UFCG, UFRPE, UFMA, UERN, UESB, UESPI, UESC, UPE, UEPB; na Região Norte foram UFAC, UEAP, UFAM, Unifap, UNIR, UFPA, UFRR, UFOPA, UFRA; na Região Sudeste UniRio, UFES, UFVJM, UFMG, UFV, UFU, UFJF, UFTM, Unifal, Unifei, IFF, UFF, IFSP, UFRRJ, Unicamp, Unifesp, UENF, Unesp, UFScar, IFSP, Cefet-RJ, IFRJ; na Região Sul UFPR, UEL, UTFPR, UENP, Unila, UFFS, UFRGS, Unipampa, UFCSPA, UFSM, FURG, UFPel, UERGS, Unicentro, IFPR,IF-Farroupilha. IFRS.

Inscrição dos estudantes no SISU

Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada o estudante deve obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio e concomitantemente não pode ter tirado nota zero na prova de redação, quesito esse indiscutível para efetuar a inscrição. Assim, é preciso confirmar o número da inscrição e senha usados pelo candidato na última prova do ENEM aplicada pelo MEC.

Sistema de selecao unificado

Fique atento ao número de vagas oferecidas pela universidade nas duas opções de curso que escolheu, em caso de classificação por concorrência, o que vale é a primeira opção. Depois disso a matrícula deve ser feita obedecendo ao prazo estabelecido pela instituição. O candidato que passar na segunda opção de curso deverá fazer o mesmo procedimento. Para que não obtiver sucesso em nenhuma das candidaturas na primeira chamada deve ficar atento a lista de espera pois ainda tem chance de ser chamado para matricular-se.

Preste atenção na nota de corte

Ao fazer o ENEM você obterá automaticamente uma nota para concorrer com outros candidatos, para isso fique atento à nota de corte de cada curso, elas indicam a quantidade mínima de pontos que precisa fazer para entrar no curso desejado. Para a nota de corte o SISU calcula cada um dos cursos existentes no sistema e o número de vagas em relação ao número de candidatos inscritos no mesmo ano naquele curso.

Inscricoes Enem Universidades Enem Sisu

Pesquisar
Artigos Relacionados