ENEM Gabarito

links patrocinados

ENEM Gabarito

ENEM Gabarito

Sobre o ENEM Gabarito

O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova que avalia o desempenho dos alunos do ensino médio em todo o Brasil. Ela é desenvolvida pelo MEC e aplicada em diversas instituições de ensino.

Podem participar os alunos concluintes do Ensino Médio ou que já concluíram esta fase nos anos anteriores. Por causa de sua importância, é grande o incentivo das escolas públicas e particulares para que seus alunos façam a prova.

A Importância do Exame do ENEM

Além de avaliar o desempenho individual do aluno na prova e ter um parâmetro de como vai a educação no Brasil, o ENEM ultimamente tem servido também como portal de entrada para diversas universidades públicas federais, extinguindo em alguns casos a necessidade do vestibular.

Mas esta não é a única maneira de fazer valer o ENEM para as entradas nas universidades: a instituição pode também utilizá-lo como primeira fase eliminatória, ou como fase única para as vagas remanescentes no vestibular.

Concorrentes do ProUni também utilizam o resultado do ENEM para adquirir bolsas de estudo em universidades particulares.

Há ainda as instituições que não utilizam somente o exame do ENEM para avaliar os candidatos a ingresso, mas a nota referente ao exame conta pontos na nota final do candidato, juntamente com o vestibular. É o caso de algumas universidades estaduais, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Prova do ENEM

A prova é formulada da seguinte maneira: são 60 questões objetivas mais redação que avaliam cinco competências cognitivas. São elas: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas.

ENEM Gabarito

O gabarito é divulgado pelo Ministério da Educação, e é diferente para cada cor de prova aplicada. O exame tem provas de cores diferentes para evitar colas, e o que muda é a ordem das questões, que são as mesmas para todos os participantes. Após o resultado divulgado pelo MEC vários sites disponibilizam o resultado para que os alunos possam conferi-lo.

Cancelado Enem 2009

Cancelado Enem 2009

Devido a importância atribuída ao exame nos últimos tempos, a maioria dos brasileiros já sabe no que consiste o ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio. Ele é um exame que avalia o desempenho dos estudantes do Ensino Médio de todas as escolas, e recentemente foi aprovado como avaliação determinante para o ingresso de estudantes na universidade – substituindo o vestibular.

Em alguns casos, a nota relativa à prova do ENEM contava uma grande porcentagem na nota final de processos seletivos de universidades públicas do país. Em outros casos – principalmente nas instituições federais – o vestibular chegou a ser trocado mesmo, e nota a nota virou ENEM.

Só que a eficiência do exame não foi tão grande assim: uma série de problemas ocorreram nos últimos tempos. Na prova de 2011, um colégio particular do Recife fez um simulado contendo questões exatamente iguais às que caíram no Exame Nacional, dias antes de ele ser aplicado. Investigações quanto à fraudes estão sendo feitas pelos órgãos competentes.

Visto isso, o MEC teve que anular a prova para os estudantes do colégio pernambucano. Mas esta não foi a primeira vez que a prova do ENEM dá problema: em 2009, já houve falha na segurança e erros no gabarito, motivos pelos quais a prova também precisou ser anulada para alguns estudantes. Relembre o que aconteceu com o ENEM em 2009:

2009

O Ministério da Educação cancelou na madrugada do dia primeiro de outubro, uma quinta-feira, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro (sábado e domingo) em todo o país.

A suspeita era a de que o conteúdo da prova tenha vazado. O exame foi cancelado depois que a reportagem do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ afirmou ter tido acesso às provas que seriam aplicadas. Um homem tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil.

O ministro da Educação na época, Fernando Haddad, disse em entrevistas a vários veículos de comunicação que haviam indícios de que a prova foi roubada. Diante disso, o MEC precisou remarcar a prova dentro de 45 dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados