ECS 741gx-m

links patrocinados

ECS 741gx-m

ECS 741gx-m

A placa-mãe é um dos componentes mais importantes dos computadores. Através dela, todos os dispositivos do PC podem ser interligados, como disco rígido, memória RAM e processadores. O primeiro modelo de placa-mãe foi do tipo AT, muito utilizado até 1996, quando foi perdendo espaço para novas tecnologias.

Evolução

O modelo AT foi substituído gradativamente pelo ATX, que proporcionava um maior espaço interno na CPU, permitindo uma melhor ventilação dos componentes. Nesta placa também começaram a ser utilizados os conectores mini-DIN PS/2 para teclados e mouses. Atualmente, o mais comum é que estes dispositivos sejam conectados em portas USB.
A Intel, principal desenvolvedora da ATX, lançou no mercado a geração seguinte, BTX, em 2003. Contudo, este modelo perdeu espaço no mercado e, atualmente, não está sendo produzido. Os principais tipos de placa-mãe atuais são ITX, LPX e NLX. Hoje, diversas empresas se dedicam à produção deplacas-mãe. Uma das mais conhecidas mundialmente é a Elitegroup Computer Systems, ou simplesmente ECS.

Produtos

Fundada em 1987, a ECS é uma empresa chinesa que ocupa a quinta posição mundial em produção de placas-mãe, perdendo apenas para Asus, MSI, Gigabyte Technology e ASRock. Grandes empresas do setor de informática, como Compaq e IBM, têm componentes da ECS em suas máquinas. A ECS também é responsável pela produção dos computadores da linha Acer.

Um dos componentes mais vendidos da empresa, contudo, é a placa-mãe do modelo 741gx-m. Este modelo possui uma série de vantagens que fazem dele um dos preferidos quando o assunto é a relação custo x benefício. É possível encontrar placas usadas em páginas como o Mercado Livre por cerca de R$50.

Especificações

A 741gx-m possui componentes como DDR-333, que permite uma largura de banda de cerca de 2,7 gigabytes por segundo, o que traz melhorias para a performance do sistema. Na parte de vídeo, a placa vem com a tecnologia AGP 8X, que traz um desempenho duas vezes maior do que sua antecessora.

O canal de áudio desta placa-mãe vem com seis canais, o que permite assistir a filmes e séries em seu computador sem prejudicar a qualidade sonora, desde que você possua um aparelho de som compatível. Desta maneira, você não precisa gastar com uma placa de áudio extra, algo que é comum quando se compra outras placas-mãe.

Suporte

Muitos usuários de computadores, ao formatarem seus PCs, se esquecem por completo de fazer um backup dos dirvers da placa-mãe. Estes arquivos são cruciais para o funcionamento de alguns dispositivos, como rede e som. Se você tem uma 741gx-m e não sabe onde está o disco de instalação, é possível baixar os drivers na página oficial da Elitegroup Computer Systems. Para isso, basta navegar até a seção da placa e clicar na aba Download.

O backup dos drivers da placa-mãe é importante mesmo para aqueles que não têm a intenção de formatar o computador. Isso porque, diversas vezes, algum problema inexplicável acontece, podendo ser resolvido com uma atualização de driver. Portanto, se você tem uma 741gx-m, é recomendável que todos os drivers do site da ECS sejam baixados e armazenados em um CD ou DVD.

Fotos

Confira Fotos sobre ECS 741gx-m:

Placa mãe ECS 741gx-m 741gx-m ECS Funcionalidades ECS 741gx-m Placa ECS 741gx-m

Pesquisar
Artigos Relacionados