DNS Virtua

links patrocinados

DNS Virtua

O que é DNS

A internet é um mundo complexo que envolve várias tecnologias, diversos itens necessários e muito desenvolvimento. O DNS é um destes itens necessários que vieram para tornar o acesso à internet mais simples e democrático. DNS vem da sigla em inglês e significa Sistema de Nomes de Domínio. Basicamente, o DNS serve para converter um nome de domínio em endereço IP do site ou da página que o usuário está buscando.
Isso significa que, quando você digita na barra de endereços do seu navegador “facebook.com”, por exemplo, o DNS fará a busca deste nome de domínio e converterá o nome “facebook.com” num endereço IP, que é dado em números e pontos. Isso porque a internet é praticamente toda baseada em números e esta conversão permite que o sistema entenda melhor o que está sendo procurado.
É importante ressaltar que qualquer computador que queira se conectar à internet precisa de um DNS para acessar as páginas. Quando há algum problema com o servidor DNS, o usuário não consegue se conectar.

DNS Net Virtua

Como a internet é muito ampla e o número de pessoas que a acessam cresce a cada dia, não foi possível manter apenas um DNS mundial ativo. Com isso, foram criados níveis de DNS para ampliar o acesso e distribuir melhor o uso deles pela população mundial. Dessa maneira, grandes provedores de internet possuem seus próprios DNS e os repassam para seus clientes quando eles contratam serviços de internet.

A Net Virtua, a internet da Net, possui vários DNS. Esta possibilidade de usar um DNS entre várias opções garante aos clientes da empresa a utilização deste recurso, principalmente quando um deles apresenta problemas. Basicamente, cada DNS Virtua é usado em uma região do país. Mas todos podem utilizar outro DNS em casos específicos.

Os DNS Virtua são os seguintes e são divididos em DNS primário e secundário. Veja:
– Primário 200.189.80.43 / Secundário 200.189.80.5;
– Primário 200.212.223.43 / Secundário 200.212.223.044;
– Primário 201.6.0.112 / Secundário 201.6.0.108;
– Apenas primário 200.245.127.130

Problema com DNS Virtua

Os servidores DNS de qualquer empresa podem sofrer intervenções de pessoas mal-intencionadas, como os hackers. O DNS Virtua já sofreu uma invasão e intervenção hacker. Em 2014 um hacker acessou as informações do DNS Virtua e fez com que, toda vez que alguém tentasse acessar qualquer página usando a internet da Net, o DNS da empresa redirecionava para uma página de download de um programa leitor de arquivos em flash. Esta página era falsa e podia ocasionar a infecção do computador com vírus.

Casos como esse ainda são possíveis, mas cada vez mais incomuns graças aos avanços da tecnologia de proteção dos servidores DNS. Depois deste acontecimento a Net passou a investir mais na segurança de seus endereços DNS e de toda a sua estrutura de conexão com a internet.

Outros DNS para acessar a internet

A internet, como já foi dito, é muito democrática. Por isso, caso você não queira utilizar o DNS que a sua empresa provedora de serviços lhe ofereceu, você pode escolher outro servidor DNS para fazer o acesso às páginas que você está acostumado. Isso pode ser muito útil em várias situações, como problemas de acesso em algum momento, sites específicos que o DNS da sua empresa provedora não consegue resolver e converter em endereços IP, enfim, você sempre pode mudar de DNS. O mais utilizado é o do Google: 8.8.8.8 (primário); 8.8.8.4 (secundário). O importante é ninguém ficar sem o acesso!

Pesquisar
Artigos Relacionados