Dataprev

links patrocinados

Dataprev

Dataprev

O Dataprev é uma empresa do tipo pública, original do Brasil, sendo responsável pela apuração e gestão de dados da sociedade brasileira. Fundada no ano de 1974, sua sede está localizada no Distrito Federal, em Brasília e atualmente conta com mais de três mil e quinhentos funcionários. Realiza também serviços do tipo de telecomunicação, datacenters, tecnologia da informação e comunicação, bem como desenvolvimento de sistema. O Dataprev, sigla para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, conta com unidades em todos os estados do país, além de diferentes regionais responsáveis por atendimentos específicos. O equipamento computadorizado de grande porte fica nas cidades de São Paulo, Brasília (sede) e o Rio de Janeiro.

Além disso, o Dataprev tem como objetivo manter os seus softwares completamente atualizados e em bom funcionamento, por isso conta com unidades especializadas para desenvolver melhorias aos sistemas, que estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Ceará, Paraíba, além do Rio de Janeiro. O sistema conta com o maior banco de dados de toda a América Latina, sendo que seu cliente mais importante é o Instituto Nacional de Segurança Social (conhecido como INSS), sendo que tanto o Dataprev quanto o INSS fazem parte do Ministério de Estado da Previdência Social (MPS).

Embora tenha sido criado em 1974, dez anos antes, em 1964, já existia um centro de processamento de dados em todas as previdências nos municípios brasileiros. A criação do Dataprev apenas unificou todas essas informações em uma só. O Dataprev é responsável pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (conhecido como CNIS), que tem como função conceder a aposentadoria para os cidadãos de acordo com o tempo contribuído ou então idade, bem como o benefício da licença e salário maternidade. No total, segundo o site oficial, o Dataprev possui mais de quatorze bilhões de dados.

Mais informações

Os centros de processamento de dados também atendem ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre outros órgãos que necessitam de informações dos trabalhadores brasileiros. São quase cinqüenta mil computadores conectados em uma mesma rede. Sua principal função é contribuir para o progresso e crescimento de ações governamentais com fundo social, no sentido de melhorar a relação dos trabalhadores com um sistema organizado e de qualidade. O Dataprev jamais atrasou, por exemplo, o pagamento dos funcionários – algo que no sistema público é extremamente comum. O site do Dataprev conta com um Fale Conosco, bem como assinatura de atualizações e feed do tipo RSS. Ao optar por alguma informação que deseja obter, é preciso preencher um formulário e esperar até que eles decidam se podem fornecer.

Todas as regionais estão localizadas nas capitais de seus respectivos estados, sendo que o endereço completo está disponibilizado na página oficial do Dataprev. Pode ser uma boa oportunidade para ver o sistema em funcionamento ou ainda obter mais informações sobre como tanta informação é organizada. No site, também há o endereço dos centros de processamentos, sendo que há descrições específicas sobre a estrutura do local, quantas máquinas são necessárias para fazer a rede entrar em funcionamento, quantidade de dados processados por segundo, número de arquivos existentes em cada uma, etc.

Fotos

DataprevDataprev
O cliente mais importante do Dataprev é o INSSO cliente mais importante do Dataprev é o INSS
Site do DataprevSite do Dataprev

Pesquisar
Artigos Relacionados