Daemon Tools Lite

links patrocinados

Daemon Tools Lite

Daemon Tools Lite

Sobre o Daemon Tools Lite

O Daemon Tools é um software que serve como emulador de imagens de disco para o sistema operacional do Windows, desta forma montando as imagens de DVD e CD como se contivesse os discos reais. É possível montar até um máximo de 4 unidades virtuais ao mesmo tempo. Quem desenvolveu este software foi a DT Soft Ltd., sendo que sua licença e download é totalmente gratuita.

Finalidade do Daemon Tools lite

Com a utilização deste programa, permite ao usuário a não necessidade de gravar ou queimar um CD ou DVD em detrimento de uma possível necessidade do mesmo fisicamente. Basta conter uma biblioteca nos formatos de arquivo ISO, e emulá-los quando necessário for.

O formato ISO, ou .iso, é uma imagem em BD, DVD ou CD, de um sistema de ficheiros (forma de organização dos dados em algum meio de armazenamento) ISO9660. Em palavras mais sóbrias, o formato ISO é qualquer imagem virtual de um disco óptico, seja ele DVD, CD ou BD, podendo ser até mesmo uma imagem UDF.

Em muitos notebooks lançados atualmente já não contém drives de CD ou DVD, em detrimento do espaço físico destes serem cada vez menores. Estes drives que era totalmente obrigatório em qualquer computador pessoal começaram ser totalmente secundário com a chegada dos pendrives, HD’s externos, cartões de memórias, entre outros, com capacidades aumentando a cada dia.

Porém, hora ou outra, o usuários das novas tecnologias sempre necessitam executar um arquivo originário de uma mídia externa. Com o surgimento do software Daemon Tools Lite estes problemas acabaram, até mesmo quando para aqueles que possuem drives de CD e DVD, mas que eventualmente não querem se aborrecer com a gravação de DVD’s podendo posteriormente perder os arquivos.

Assim, o Daemon Toos Lite surge, para todos estes pequenos entraves do mundo moderno cada vez mais tecnológico. Este programa é muito intuitivo, sendo muito fácil a sua aplicação. Ele ainda consegue trabalhar com imagens protegidas. Desta forma, caso aconteça de o usuário realizar um backup que contenha a trava de segurança, ainda assim terá como executar utilizando o Daemon Tools Lite.

Daemon Tools: como utilizar e onde baixar

Com a evolução da tecnologia e o uso dos HDs externos, cartões de memória e pen drives, cada vez mais os drives de CD e DVD vem sendo dispensáveis. Ainda assim, muitas vezes é necessário o uso de CD ou DVD para executar um arquivo específico ou salvar algum arquivo no computador e é para isso que o Daemon Tools foi criado.

Como utilizar o Daemon Tools?

Daemon Tools: como utilizar e onde baixar  saiba mais

Daemon Tools: como utilizar e onde baixar  saiba mais

Sua funcionalidade é simples, com um ícone a partir da bandeja do relógio do Windows. Basta acessar o arquivo, abrir e usar. A partir dai são criados até quatro drives de CD e DVD virtuais para execução de arquivos sem necessidade de instalação. O suporte funciona também para discos Blu-Ray e HD-DVD.

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa, fica disponível o acesso ao menu onde é possível encontrar os arquivos de imagem no sistema. Basta posicionar o cursor sobre “virtual CD/DVD-Rom”, em seguida “dispositivos virtuais” e, para finalizar, escolha o dispositivo desejado e clique em “montar imagem”.

Existe também a opção “drag and drop”, que consiste em arrastar os arquivos para dentro da interface de qualquer ponto do aplicativo.

Outra função é a “Open Mount’n’Drive Manager”, que facilita o gerenciamento dos quatro drives que podem ser criados pelo programa. Porém, não é possível utilizar essa opção mais de uma vez porque consome a memória do serviço e é prejudicial.

Daemon Tools: como utilizar e onde baixar  como fazer

Compatibilidade

Para usuários que tem interesse em criar drivers virtuais sem dificuldade, o Daemon Tools é ainda mais versátil porque traz dez formatos de arquivos compatíveis: B6T, BWT, B5T, CDI, CCD, CUE, MDS, ISO, NGR, PDI e a extensão MDX.

É possível também usar imagens VHD para fazer backup dos dados e ter fácil acesso aos dados de armazenamento no arquivo VHD. Fica disponível duas opções de montagem: HDD ou dispositivo removível.

Com apenas alguns cliques, grave as imagens de arranque em dispositivos USB e configure também o SO em computadores portáteis sem unidades.

Daemon Tools: como utilizar e onde baixar  saiba mais

Prós e Contras

É simples de usar, executa de uma forma bem rápida e prática e é compatível com vários arquivos. Porém, apesar de criar vários discos, não permite usá-los simultaneamente.

Daemon Tools: como utilizar e onde baixar como fazer

Donwload do Daemon Tools

Para uso não comercial ou pessoal, não é necessário pagar pelo serviço do programa e ele ainda disponibiliza um backup de discos que duplica todos os arquivos dos CDs ou DVDs de imagem ISO ou MDS. Além disso, os arquivos ficam protegidos e somente quem possui senha consegue montar a imagem, o que garante a privacidade do usuário.

Com o Daemon Tools vem também um widget na barra lateral do Windows, o que pode ser bem recebido ou não pelos usuários. É obrigatório no processo de instalação adicionar esse item, mas é muito fácil desinstalá-lo. De qualquer forma, o widget é muito útil para facilitar o acesso a todas as funções disponíveis no programa.

Pesquisar
Artigos Relacionados