CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz

CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz

CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz

Sobre a CPFL

A CPFL, Companhia Paulista de Força e Luz, é uma empresa do interior de São Paulo, que atua na distribuição de energia. Sua sede está localizada na cidade de Campinas, que fica também no interior do estado.

Fundação da Companhia Paulista de Força e Luz

A Companhia Paulista de Força e Luz foi fundada no ano de 1912. Sua origem está na fusão de quatro companhias paulistas. Ela começa a ter notoriedade nacional quando seu controle foi passado para um grupo de investimento estrangeiro chamado American & Foreign Power, que por sua vez é controlada pela multinacional General Electric Company, que trabalha no ramo de serviços e tecnologia.

Fundação da Eletrobras

A CPFL ficou nas mãos de investidores privados até o ano de 1964, quando o Governo Federal brasileiro fundou a Eletrobras, estatizando assim a Companhia Paulista. A Eletrobras foi criada no ano de 1962 justamente para coordenar todas as todas as empresas do setor elétrico.

Criação da Centrais Elétricas de São Paulo

Dez anos mais tarde, o controle acionário da empresa foi repassado para o Governo de São Paulo, que por sua vez criou uma nova empresa pública para gerenciar o planejamento e racionalizar os recursos do governo do estado no setor energético, recebendo o nome de Centrais Elétricas de São Paulo, Cesp.

A CPFL se manteve sob às mãos do poder estatal somente até o ano de 1997, quando fora repassada para o setor privado novamente, desta vez através de sua privatização, onda que tomou conta nos anos do governo do Fernando Henrique Cardoso. Quem ganhou a privatização foi o Grupo VBC, formado pelas empresas Bradesco e Camargo Correa, do Grupo Votorantim, e ainda dos fundos de Pensão da Previ e da Bonaire Participações.

Atuação da Companhia Paulista de Força e Luz

Nos dias atuais, a CPFL atua em mais de 500 cidades do Brasil, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, além é claro do estado de São Paulo, atendendo cerca de 18 milhões de habitantes.

As empresas coligadas com a CPFL são a Companhia Piratininga de Força e Luz, Rio Grande Energia S.A., Companhia Luz e Força Santa Cruz, Companhia Jaguari de Energia, Companhia Paulista de Energia Elétrica, Companhia Sul Paulista de Energia e Companhia Mococa de Energia Elétrica.

GD Star Rating
loading...
CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, Nota: 3.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados