Como vender livros online
Em tempos de digitalização, muito se fala sobre o possível fim do livro impresso. Contudo, esta opinião já provou, em outros dispositivos, se tratar de mero alarmismo. É o caso dos discos de vinil, que têm ganhado cada vez mais força no mercado, principalmente nos Estados Unidos. Em relação ao mercado editorial, a situação não parece muito diferente: mesmo com a difusão dos ebooks, o livro de papel continua forte, devido a uma série de fatores. Um deles é o caráter “ritualístico” da leitura: a sensação de se manusear um livro impresso é insubstituível no meio digital – assim como o MP3 nunca terá a característica orgânica de um disco de vinil.
Há, também, o fator colecionável. Embora algumas pessoas prefiram os ebooks pela economia de espaço, a maioria ainda prefere construir pequenas bibliotecas pessoais, preenchendo suas estantes com a aquisição de novos exemplares. Em termos financeiros, o ebook é, geralmente, mais barato do que um livro novo impresso. Entretanto, o Brasil possui uma grande rede de sebos, que vendem exemplares a preços bem abaixo do mercado. Por esta razão, a compra e venda de livros, sejam novos ou usados, dificilmente será substituída pelas versões digitais.
Negociação online de livros
A internet se tornou uma poderosa aliada na compra e venda de livros online.
Em 2005 foi criada a página Estante Virtual, com o objetivo de catalogar o acervo de mais de 600 sebos brasileiros. Somente em seu primeiro ano de existência, o site registrou mais de U$1 milhão em negociações. Atualmente, o Estante Virtual é o maior site brasileiro de negociações online de livros. Há também páginas similares como o Sebol, além daquelas que não são especializadas em livros, mas abrem a possibilidade de negociação do produto. É o caso, por exemplo, do Mercado Livre e do Bom Negócio. Se você quer se desfazer de alguns de seus exemplares, confira abaixo nossas sugestões sobre como vender livros online.
Como vender seus livros pela internet
Embora o Estante Virtual possua o acervo mais completo de livros usados do Brasil, a página possui apenas anúncios de sebos, não sendo possível o cadastro de exemplares individuais. Ou seja, esta é uma opção apenas para quem possui um destes estabelecimentos em qualquer cidade do país. Se for o seu caso, basta realizar o cadastro no site e informar quais livros você possui para venda.
O Sebol, por outro lado, possui um acervo mais restrito, mas permite que qualquer pessoa se cadastre e ofereça seus livros para venda. Se esta é a sua intenção, clique na opção “Cadastro”, preencha seus dados pessoais e informe quais livros estão à venda.
Outros sites
Páginas como Mercado Livre e Bom Negócio também são opções interessantes. Contudo, por não se tratarem de sites especializados, pode ser um pouco mais difícil encontrar compradores.
Importante
É importante ressaltar que, na maioria das vezes, os sebos possuem uma boa quantidade dos livros mais comuns. Por isso, o livro é um produto que apresenta uma alta desvalorização. Devido à grande oferta de exemplares, é raro conseguir vender um livro conhecido por mais de R$10.