Como usar o FGTS para comprar imóvel

links patrocinados

Como usar o FGTS para comprar imóvel

O que é o FGTS

O FGTS ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício concedido e aprovado pelo governo brasileiro ao trabalhador assalariado. O FGTS nada mais é do que um crédito mensal que o empregador faz numa conta da Caixa Econômica Federal para que o empregado possua um dinheiro guardado para eventuais ocorrências ou emergências.

Este dinheiro rende juros mensais e só pode ser sacado em situações específicas determinadas por lei. Além disso, o trabalhador tem acesso livre às informações de sua conta FGTS, mesmo após sair da empresa por demissão voluntária.

Quando é possível utilizar o FGTS

Como usar o FGTS para comprar imóvel Saiba como usar o FGTS para comprar imóvel

FGTS pode ser utilizado em algumas situações específicas e nada mais. O caso mais comum é quando a pessoa é demitida de seu emprego sem justa causa. Ela pode sacar todo o valor de sua conta do FGTS acrescido de uma multa de 40 % de rescisão de contrato. O segundo caso mais comum é usar o FGTS para comprar imóvel. É possível tanto usar como parte do pagamento à vista, quanto parcelado. Há algumas regras para isso, como veremos mais adiante.

Outras situações que permitem o saque do FGTS: contração de doença do tipo câncer de qualquer espécie, tratamento de AIDS ou qualquer outra doença terminal, situação de emergência causada por desastre naturais ou de calamidade pública e ter mais de 70 anos. Para saber mais informações sobre o saque do FGTS nestes e em outros casos mais específicos é só acessar o site da Caixa.

Comprar imóvel

Como usar o FGTS para comprar imóvel

Em primeiro lugar você precisa encontrar o imóvel que deseja. Depois é necessário saber se você possui todos os requisitos para poder usar o FGTS para comprar imóvel. E estes requisitos são: não possuir outro imóvel no nome; residir ou trabalhar na cidade onde o imóvel está localizado; possui a conta há mais de três anos (não precisam ser consecutivos); não possuir financiamento de imóvel ativo; não ter utilizado o FGTS para comprar imóvel anteriormente.

Além disso, o imóvel que você pretende comprar deve estar cadastrado no Registro de Imóveis e não possuir nenhuma restrição para venda. Ele não pode ser mais caro que 750 mil reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal ou 650 mil nos outros estados.
O procedimento é todo feito por meio do agente financeiro responsável pela negociação. Este agente pode ser o banco ou qualquer instituição financeira que esteja intermediando o processo.

FGTS

Comprar imóvel usando o FGTS é vantajoso

A principal vantagem é que o FGTS é um dinheiro que você nunca conta com ele. E quando pode usar na compra de um imóvel é um valor praticamente ganho. Além disso, o abatimento é grande em relação ao financiamento.

Como usar o FGTS para comprar imóvel - saiba mais

Facilidade para todos

A utilização do FGTS para comprar imóvel é uma facilidade que pode ser utilizada por praticamente todas as pessoas que trabalham. Por isso, é possível dizer que é um dos benefícios mais democráticos do governo brasileiro para seus trabalhadores.
Se você possui saldo em sua conta FGTS e pretende comprar um imóvel, procure já seus direitos e aproveite os benefícios que possui!

Pesquisar
Artigos Relacionados