Como trabalhar na TV Cultura

links patrocinados

Conhecida e renomada emissora de TV brasileira, a TV Cultura tem um processo seletivo específico e diferenciado para quem deseja fazer parte de sua equipe. Conheça um pouco mais da trajetória da emissora e saiba como se candidatar.

Sobre a TV Cultura

Como trabalhar na TV Cultura

Como trabalhar na TV Cultura

Segundo uma pesquisa feita pela BBC de Londres no ano de 2013, a TV Cultura ficou em primeiro lugar no conceito de qualidade em todo o continente americano e a segunda no mundo.

Criada dando os primeiros passos no quesito educação à distância, a emissora ganhou forças e tornou-se conceito em TV pública no país. Tem programações recheadas de arte e cultura, abrangendo em seus programas desde música popular até erudito.

Na área jornalística é conhecida por ser responsável por apresentar muitos debates e grandes entrevistas que envolvem sempre grandes acontecimentos do Brasil e do mundo.

Fundação Padre Anchieta

A Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, teve início através de um projeto de lei entregue pelo Governador do Estado de São Paulo, em 1967, que visava a promoção da cultura e da educação através da televisão de do rádio. No mesmo ano surgiam a TV Cultura e também a rádio Cultura AM. Em 1968 nasce a idade visual da emissora.

A primeira transmissão do canal de televisão ocorreu em 15 de junho de 1969, às 19h30, com um discurso do então governador Roberto de Abreu Sodré e o presidente da Fundação, José Bonifácio Coutinho Nogueira. A partir dai, a grade de programação contava com quatro horas diárias de transmissões no período da noite. E assim foi caminhando para chegar ao que se tornou hoje.

Depois dos pioneiros TV Cultura e Cultura AM, hoje a Fundação mantém a Rádio Cultura FM, a Rádio Cultura Brasil, a TV Rá Tim Bum, o canal digital Multicultura e o Portal Cmais. Além disso, tem também uma parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo para colocar no ar o canal digital UNIVESP TV.

Como trabalhar na TV Cultura

Trabalhe na TV Cultura

Para fazer parte da equipe da TV Cultura, é preciso se manter sempre atento às atualizações do site oficial da fundação, no “trabalhe conosco” já que a fundação não aceita currículos por e-mail e informam que o recrutamento de candidatos é feito apenas através do site.

Sempre que há vagas disponíveis, as mesmas são divulgadas nessa área da página, onde o candidato por ler os requisitos e ver se tem o perfil adequado para alguma delas. Fica disponível no site um edital para explicar o passo a passo de como fazer sua inscrição, caso alguma vaga se adeque ao seu perfil e, depois disso, o candidato passa por um processo seletivo interno.

No mesmo local do site existem também as vagas para estagiários e, clicando em cada uma delas, o candidato é redirecionado a outra página onde estará disponível todos os detalhes da vaga em questão, além do link onde deverá ser cadastrado seu currículo.

Para quem tiver interesse, logo abaixo das vagas para estagiários, é possível visualizar os resultados dos processos seletivos que ocorreram nos anos anteriores.

Como trabalhar na TV Cultura

Prêmios

Dos muitos prêmios que a TV Cultura recebeu nesses anos, destacam-se o Prix Jeunesse Internacional, recebido em Munique, na Alemanha, por melhor programa de ficção na categoria de 12 a 17 anos graças ao episódio “O Primeiro Beijo” de Confissões de Adolescente; o Japan Prize, que é uma menção honrosa ao melhor programa educativo e medalha de ouro no Festival de New York pelo melhor vídeo institucional/educativo para TV, recebidos pelo episódio “Perigo, perigo, perigo” de Lucas e Juquinha, em 1993; o Prix Camera, prêmio da UNESCO pelo desempenho no campo da comunicação social, cultural e artística em 2006, entre outros.

Como trabalhar na TV Cultura

Pesquisar