Como testar a velocidade da internet

links patrocinados

Como testar a velocidade da internet

Atualmente existem centenas de planos de internet no Brasil, seja para desktops ou dispositivos móveis. A popularização da banda larga é extremamente benéfica, mas pode trazer um problema: na disputa por clientes, algumas operadoras podem acabar oferecendo preços muito baixos e, consequentemente, atraindo muitos novos usuários. Isso, claro, não é um problema por si só. Mas é comum que a estrutura não dê conta do volume de informação trafegada e, por consequência, a internet acaba ficando lenta.

Há também casos de limitação deliberada, como o “traffic shaping”. Esta prática já foi muito utilizada por operadoras brasileiras, o que acabou gerando processos na justiça. O “traffic shaping” funciona da seguinte maneira: através de softwares gestores de dados, as operadoras reduzem a velocidade da conexão para determinados protocolos, como Voip, P2P e Torrent, por exemplo.

Enquanto a conexão lenta é fácil de ser descoberta, o “traffic shaping” requer um pouco mais de trabalho. Confira, abaixo, como testar a velocidade da internet.

Sites para testar a velocidade da internet

A opção mais comum utilizada pelos internautas são os sites que testam a velocidade da internet.

Como testar a velocidade da internet Saiba Como testar a velocidade da internet

Em 2011, a Anatel determinou que todas as operadoras devem disponibilizar, de maneira gratuita, páginas de teste da velocidade da internet para seus usuários.

Alguns dos chamados “velocímetros” de internet mais populares são Speedtest, RJNET e Alterdata. Na grande maioria das vezes, estas páginas apresentam serviços confiáveis. Contudo, para se assegurar de que os testes serão bem executados, é recomendável utilizar o teste de velocidade disponível no site EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga), homologado pela Anatel.

Teste a velocidade da internet

Softwares para teste de velocidade da internet

Além de testar a velocidade da internet por sites, também é possível utilizar softwares para realizar esta tarefa. A desvantagem, neste caso, é o trabalho extra de baixar e instalar um software. Contudo, os softwares que testam a velocidade da internet trazem muitas vantagens em relação aos sites. A principal delas é o acompanhamento frequente da conexão. Os programas estão sempre calculando a velocidade da internet e armazenando relatórios. Alguns deles, como o TSV – um dos mais recomendados para esta função -, também analisa as velocidades de outros protocolos, como streaming de áudio, de vídeo e Voip.

Velocidade da internet

Traffic shaping

O traffic shaping é um pouco mais complicado para ser descoberto. Isso porque sua conexão continua funcionando normalmente, exceto quando são utilizados programas ou sites específicos, seja para torrents, streaming ou conversação por vídeo. A identificação do problema acontece, geralmente, quando percebemos que a internet está funcionando normalmente para navegação, mas se mostra lenta para carregar vídeos ou baixar arquivos.

Confira Como testar a velocidade da internet

Identificando o traffic shaping

Para verificar se sua operadora está praticando traffic shaping, acesse o site Glasnost Test e clique na opção de mesmo nome, disponível na barra superior. Quase no final da tela, você verá um quadro intitulado “Select a Glasnost Test to Run”. Basta, então, escolher uma das opções, como Flash Video, Bit Torrent, Gnutella ou outra e clicar em “Start testing”. O teste é um pouco demorado, durando cerca de dez minutos. Neste período, não utilize sua conexão. No final, os diagnósticos em verde mostram que não há traffic shaping, enquanto resultados em vermelho são sinal de algum problema.

Pesquisar
Artigos Relacionados