Como se Tornar um Consumidor Consciente

Como se Tornar um Consumidor Consciente

Em uma sociedade extremamente capitalista conde consumir é sinônimo de viver, está cada vez mais difícil esquivar e contornar o bombardeamento mercadológico imposto sobre nós desde crianças. A disposição dos produtos nas prateleiras dos mercados, os outdoors, as propagandas televisivas e principalmente o merchandising praticamente nos forçam a consumir! Outra facilidade encontrada pelo público consumidor são os créditos e concessões bancárias, que favorecem, ajudam e até mesmo induzem empréstimos conseguidos de forma simplória e fácil, assim como a utilização de cartões de crédito.
Entretanto, há uma grande diferença entre um consumidor inconsciente, que compra de forma impulsiva e descontrolada e o consumidor consciente, este tem como principais características a organização e o planejamento financeiro, a preferência por produtos sustentáveis e a procura por empresas que ofertem vantagens qualitativas, tanto em um produto que disponha de um tempo maior de vida, quanto na parte social, com empresas que busquem desenvolver projetos sociais. Já aquele, o consumidor impulsivo, não procura agregar valor terciários (como campanhas sociais e ambientais) no ato de compra, muito menos planeja a sua compra, acumulando várias prestações que nunca acabam e apenas aumentam devido à inadimplência.

Como se Tornar um Consumidor Consciente

Como se Tornar um Consumidor Consciente Consumidor Consciente

Muitas vezes temos pretensões de mudar alguns hábitos, mas não sabemos como, se você pretende se tornar um consumidor menos impulsivo, entretanto, não sabe como se tornar um consumidor consciente, saiba que, por mais que pareça o contrário, migrar para o consumo consciente é muito simples, no começo obviamente, será um pouco complicado, pois estamos habituados a comprar de forma depredativa e impulsiva, sendo assim, a principal mudança que deve ocorrer é referente à sua própria força de vontade, você deve pré estabelecer a sua aspiração e segui-la independente das dificuldades.

Saiba Como se Tornar um Consumidor Consciente

Como se Tornar um Consumidor Consciente – saiba mais

Algumas das atitudes que são tomadas por consumidores conscientes são: apelo ambiental, sacolas recicláveis, caixas de papelão e produtos ambientalmente corretos (como lápis fabricados com madeira de reflorestamento), consciência financeira, um planejamento para comprar bens com valores mais altos é fundamental, sendo assim, prefira guardar dinheiro para realizar as compras ou então procure a forma menos ofensiva ao seu bolso ao firmar uma prestação. A redução e a reciclagem de resíduos também devem estar contidas na sua rotina para que você se torne um consumidor consciente, se você separa apenas lixo orgânico do lixo reciclável, já será um enorme feito, procure amassar as latinhas e garrafas e dobrar os papéis ao invés de amassá-los na hora de jogar no lixo.

Torne-se um Consumidor Consciente

Educando um Consumidor Consciente

A melhor forma de se tornar um consumidor consciente é sendo educado desde cedo, sendo assim, se você optou por se tornar um consumidor inteligente, procure educar os seus filhos de acordo o seu novo estilo de vida, pois será muito mais fácil que ele seja um consumidor consciente se este for educado como tal desde cedo.

Conheça Como se Tornar um Consumidor Consciente

Consumo Saudável

Estenda os seus hábitos de consumo consciente para a cozinha, opte por produtos orgânicos, naturais e regionais, fortalecendo assim, tanto a sua saúde quanto a economia local do seu estado.

GD Star Rating
loading...
Como se Tornar um Consumidor Consciente, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados