Como se proteger contra malware no iOS

links patrocinados

Como se proteger contra malware no iOS

A Apple, gigante do ramo de eletrônicos portáteis, criadora do iPhone, do iPad, do iPod e de todos os ‘i’ que você pode imaginar, sempre manteve seu foco na segurança de seus aparelhos. Mesmo os aplicativos e jogos que são disponibilizados pela loja de aplicativos App Store são vistoriados e programados seguindo uma rigorosa política de códigos criptografados e proteções que visam impedir o acesso de vírus que possam afetar a segurança do aparelho.
Um fato curioso que comprova esta situação é que você não encontra disponível para download ou compra na App Store, aplicativos antivírus. Se você efetuar uma pesquisa na loja de aplicativos da Apple, irá encontrar somente jogos que lhe colocam no papel de um fictício ‘protetor’ contra vírus cibernéticos.

O que é um malware?

Malware no IOS Saiba Como se proteger contra malware no iOS

Um malware é um software malicioso, como os vírus. Isso mesmo, malware é só um nome mais oficial dado aos vírus que têm por objetivo causar algum dano em seus dispositivos, roubar informações sigilosas ou promover espionagens. Há muitas categorias de malwares que podem agir em seu computador. Os principais são os vírus, trojans, keylogger e spyware.
Cada um destes malwares tem uma função específica. Uns podem retirar informações gravando aquilo que você digita no computador, como senhas de internet banking e números de cartões de crédito. Outros espalham arquivos infectados, prejudicando o andamento dos sistemas do computador ou dispositivo.

Como se proteger contra malware no iOS

A segurança da Apple ameaçada?

Até hoje, sabe-se que a Apple é praticamente livre de malwares. Primeiramente porque há poucos vírus e softwares maliciosos para dispositivos móveis. Segundo, que a Apple é referência em segurança de eletrônicos e sistemas operacionais. Por isso, até agora, não havia uma fórmula mágica para se proteger de malwares no iOS , o sistema operacional da Apple.
Isso porque o iOS era praticamente imune a malwares. Porém, pesquisadores e cientistas especializados em segurança de dispositivos descobriram uma forma de inserir malwares do tipo Trojan em iPhones. O problema é que os atuais antivírus não têm condições de combater estes vírus por causa das limitações de sistema dos dispositivos Apple, que separam os arquivos presentes nos dispositivos em seções. Isso faz com que, em casos de infecção de um destes ‘compartimentos’, os outros não serão afetados. Isso dificulta a varredura dos antivírus, pois impede seu acesso aos outros compartimentos.

Vírus no IOS

Como se proteger contra malware no iOS

Não há uma dica específica de como se proteger de malware no iOS, visto que a aparição destes softwares ainda é uma incógnita para os usuários do dispositivo. De qualquer forma, ter um software antivírus instalado é o começo para tentar evitar estes programas mal-intencionados.

IOS

Como se proteger contra malware no iOS – saiba mais

De qualquer forma a melhor dica para se proteger de malwares no iOS ou em qualquer sistema operacional, móvel ou não, é evita-los. Não acessar sites desconhecidos ou que não lhe oferecem total confiança, não efetuar downloads de sites sem procedência confiável, enfim, há muitas formas de se evitar o contato com malwares.
Por isso seja cauteloso com seus aparelhos e fuja dos malwares em seu iOS!

Pesquisar
Artigos Relacionados