Como se preparar para provas da Cesgranrio

links patrocinados

Como se preparar para provas da Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio foi criada em 1971 e, atualmente, é uma das bancas organizadoras mais conceituadas e respeitadas do país. Dentre suas atribuições principais estão a organização de concursos públicos e processos seletivos, como vestibulares, para diversas instituições públicas e privadas. Com todo este tempo de experiência, a Cesgranrio desenvolveu uma linha de raciocínio extremamente coerente para seus exames. Por isso, se você pretende prestar algum concurso ou vestibular que tem a Cesgranrio como banca organizadora, é possível obter alguma vantagem conhecendo a estrutura das provas. Veja, abaixo, algumas das principais características das provas da Cesgranrio.

Principais características das provas da Cesgranrio

Como se preparar para provas da Cesgranrio Confira Como se preparar para provas da Cesgranrio

Uma das grandes características da Cesgranrio é que suas provas, normalmente, não são consideradas muito difíceis. Desta forma, quem vai fazer algum concurso organizado pela Cesgranrio deve estar preparado para conseguir notas altas, obtendo uma elevada taxa de acertos.

As disciplinas cobradas em concursos também ajudam a determinar as características das provas da Cesgranrio. As provas de Língua Portuguesa, por exemplo, exigem muito mais noções de interpretação do que propriamente de “decoreba”. As provas que envolvem Legislação, por outro lado, são pouco interpretativas, exigindo um número maior de conhecimentos literais sobre o texto das leis. Ou seja, neste caso, é realmente benéfico decorar o que as leis dizem.

Saiab Como se preparar para provas da Cesgranrio

Pegadinhas

Embora as questões da Cesgranrio não sejam tão complicadas assim, esta banca examinadora costuma inserir algumas “pegadinhas” em suas questões, ou seja, respostas que parecem as corretas, mas têm algum pequeno detalhe que inviabilizam o que pede o enunciado. Portanto, as provas da Cesgranrio devem ser feitas com uma atenção redobrada, pois qualquer reposta “por impulso” pode custar caro ao candidato.

Confira Como se preparar para provas da Cesgranrio

Fontes de estudos para as provas da Cesgranrio

Se você pretende fazer alguma prova da Cesgranrio e já tem algum domínio das disciplinas que serão cobradas no concurso, é interessante começar a estudar pelas provas anteriores, feitas para outros cargos. Desta forma, você pode se inteirar dos conteúdos mais cobrados nas provas da Cesgranrio, além de ficar por dentro da dinâmica do exame e aprender a evitar as pegadinhas feitas nas perguntas. As provas de concursos anteriores podem ser encontradas no próprio site da Cesgranrio para download, na guia “Concursos”.

Por outro lado, se você está começando a estudar para concursos agora, e ainda não tem muito domínio sobre as disciplinas, o ideal é começar pelos estudos, fazendo as provas anteriores apenas quando já tiver algum conhecimento sobre os assuntos. Desta forma, você poderá realmente testar seu conhecimento com as provas antigas da Cesgranrio. Não faça as provas anteriores logo de cara, pois você estará “desperdiçando” estas perguntas, que são o melhor dispositivo para avaliar quais assuntos você domina e quais precisam de mais atenção.

Como se preparar para provas da Cesgranrio - saiba mais

Provas realizadas

A Cesgranrio é uma grande conhecida dos vestibulandos. Entre as provas organizadas por esta banca estão as da Universidade Gama Filho, PUC, Anhembi Morumbi e Faculdade de Medicina de Petrópolis. Em relação aos concursos públicos, a Cesgranrio já organizou provas para instituições como Petrobras, IBGE, BNDES, Banco Central do Brasil e muitas outras.

Pesquisar
Artigos Relacionados