Como recadastrar o CPF

links patrocinados

Como recadastrar o CPF

Como recadastrar o CPF

O Cadastro de Pessoa Física é um dos documentos mais importantes que a população deverá emitir como forma de identificação pessoal. Parecido com o RG, o CPF serve como identificação e em diversas situações é solicitado como, por exemplo, para prestar concursos públicos, vestibulares, contratos de empregos e demais situações como abertura de empresas. Para emitir seu CPF você deverá se dirigir a Receita de sua cidade, munido de alguns documentos de identificação e o documento sairá após alguns dias.

Faça a Inscrição de seu CPF pela internet

Utilizando-se de tecnologias a Receita aderiu aos formulários online para gerar o Cadastro de Pessoa Física para a população e evitar grandes filas e demora. Ao acessar o site da Receita Federal você deverá procurar os serviços relacionados ao CPF e lá encontrará várias perguntas e respostas a respeito do por que o documento é emitido, como é emitido, qual a finalidade de possuir um CPF e outras dúvidas que poderão gerar nas pessoas.

Lá também você irá encontrar a opção da inscrição de seu CPF feita online e logo irá aparecer um formulário para preenchimento em sua tela. Lembre-se de preencher este formulário corretamente porque ele fará parte de sua vida daqui para frente, verifique se inseriu as letras e números corretamente para não haver erros no cadastro.

Regularizar CPF online

Pedido de Regularização de seu CPF pela Internet

O pedido de regularização do CPF poderá ser feito pela internet por maiores de 16 anos ou menores com a autorização dos pais. Este pedido poderá ser feito também nas agências do Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal com um pequeno custo de R$ 5,70. A lista de documentos necessários para a regularização do CPF dos contribuintes poderá ser conferida integralmente no site da Receita Federal na mesma área em que a inscrição do CPF pela internet e demais serviços relacionados ao documento estão locadas.

Declaração Anual de Isento

Para manter os Cadastros de Pessoa Física sempre atualizados a Receita Federal criou em 2008 a Declaração Anual de Isento em que os usuários são obrigados a declarar isenção do documento e regularizar a situação do CPF quando ele estiver sujo na praça. Para verificar se seu documento está “limpo” você deverá inserir o número de seu CPF completo e o código de verificação que está presente em uma caixa ao lado do campo em que seu CPF será digitado, lá você poderá verificar se seu documento está em situação regular perante a Receita Federal.

cuidados com o CPF

Cuidados necessários com o CPF

Nunca forneça seu documento para estranhos e jamais descuide de seus documentos em locais públicos e de grande circulação. Algumas quadrilhas aproveitam-se deste descuido e roubam os documentos de pessoas para criarem empresas em outros estados e fazerem empréstimos de grandes quantias em seu nome. Quando a empresa começar a cobrar você não poderá alegar que fora roubado, e na grande maioria dos casos o dono do documento é que arca com todos os gastos que foram feitos em seu nome. No site da Receita Federal estão explicadas todas as ações que podem ser feitas para cadastrar e regularizar seus documentos, não deixe de conferir e se informar sobre o assunto.

recadastrar o CPF CPF

Como recadastrar o CPF

Confira um vídeo sobre como tirar a 2ª via do CPF pela internet:

Pesquisar
Artigos Relacionados