Como Proteger seus Dados Bancários de Malwares – Trojan Bancários

links patrocinados

Como Proteger seus Dados Bancários de Malwares – Trojan Bancários

A expressão Malware vem do termo inglês malicious software, que se infiltra em sistemas de computadores de forma totalmente ilícita com o objetivo de causar alterações nos sistemas, causar danos e principalmente roubar informações pessoas de usuários, como senhas de bancos e e-mails.

Existem diversos tipos de malware, a saber, Worm, vírus, spyware, trojan, adware, keylogger, screenlogger, backdoor, sniffers, exploits, bot, rootkit e port scanners.

Como proteger seus dados bancários de malwares

A melhor forma de prevenção contra os Malwares são os antivírus, que ajudam a identificar possíveis ameaças no seu sistema e ainda avaliam programas mal intencionados.

Como Proteger seus Dados Bancários de Malwares - Trojan Bancários Como Proteger seus Dados Bancários de Malwares

Vale ressaltar que muitos antivírus estão disponíveis de forma totalmente gratuita na internet, basta procurar em um site de sua confiança e especializado em oferecer downloads aos usuários.

Outra boa dica para evitar malwares é a boa e velha dose de bom senso. Se você não está esperando um e-mail ou recebeu aquele e-mail de origem duvidosa, exclua-o imediatamente do seu computador e não abra em hipótese alguma. Também não baixe nenhum arquivo ou aplicativo executável e de origem desconhecida. Vale a pena também evitar trocar arquivos com usuário, até mesmo com conhecidos.

Saiba Como Proteger seus Dados Bancários de Malwares - Trojan Bancários

Como criminosos roubam seus dados bancários

É cada vez maior o número de usuários que utilizam os serviços de Internet Banking, que simbolizam principalmente mais agilidade e praticidade no seu dia a dia. Em contrapartida, também é cada vez maior o número de computadores infectados pro trojans bancários, que se aproveitam de brechas no seu sistema para se instalarem nos computadores das vítimas e que roubam principalmente senhas pessoais, como as de banco.

Este tipo de malware é enviado principalmente através de e-mail falsos que imitam os enviados pelos próprios bancos. Em geral, eles pedem para que o usuário abra um link no seu computador. (Não o faça.)
Conhecidos como Trojans bancários – Zeus, este malware depois de instalado, tem acesso a diversas informações do seu computador, incluindo até mesmo o teclado virtual.

Conheça Como Proteger seus Dados Bancários de Malwares - Trojan Bancários

Como os malwares funcionam

Os trojans bancários gravam tudo o que o usuário digita no teclado e até mesmo através do teclado virtual.

Em geral, os trojans bancários redirecionam os usuários a sites idênticos aos originais e enviam as informações ali digitadas para o e-mail do desenvolvedor do trojan.

Outra técnica utilizada pelos ladrões virtuais é avisar ao usuário que o token inserido no site de serviços de Internet Banking é falso. Ao seguir os procedimentos indicados pelos criminosos, o usuário tem automaticamente o dinheiro de sua conta redirecionado para as contas dos ciber criminosos.

Trojan Bancários

Mais informações

Apesar de parecer praticamente impossível, existe uma solução para evitar o ataque de criminoso cibernéticos. Tome muito cuidado com e-mail de estranhos e navegue na internet com cuidado. De preferência instale um antivírus no seu computador.

Vale sempre lembrar, que assim como a tecnologia, os malwares estão sofrendo as constantes mudanças, ficando muitas vezes resistentes aos antivírus. Por isso, todo cuidado é pouco. Proteja seus dados bancários e evite assim futuras dores de cabeça.

Pesquisar
Artigos Relacionados