Como funciona a telefonia VoIP

links patrocinados

Muitas pessoas atualmente utilizam aplicativos que permitem que estas realizem ligações pela internet, porém assim como muitas utilizam estes artifícios, muitas ainda não sabem qual a tecnologia está por trás destes mecanismos, permitindo este tipo de serviço, o que está por trás da realização de chamadas pela internet é a tecnologia VoIP.

O VoIP é um mecanismo que permite a transmissão de voz por Ip, assim quando você efetua suas chamadas utilizando a internet, os sinais reproduzidos por áudio de maneira analógica, são convertidos para dados digitais, e a transferência desses dados é realizada por meio da utilização da internet.

Entendendo um pouco o VoIP

Cada vez mais aplicativos permitem que as pessoas utilizem a internet para realizar suas chamadas, como Viber, Whatsap, Skype, dentre outros, mas se engana quem pensa que o VoIP é um mecanismo atual, na verdade ele está no mercado desde os anos 90, mas no início esta tecnologia teve pouca adesão, já que a transmissão de dados pela internet na época, não era das mais rápidas.

Como funciona a telefonia VoIP

Por este motivo o VoIP ganhou muito mais adeptos com o passar dos anos, já que ocorreu a grande popularização da conexão de Internet via banda larga, logo a velocidade no que diz respeito a transmissão de dados pela internet, se tornou melhor, assim como a conexão se tornou mais estável.

Como funciona o VoIP

Antes de mais nada para que você tenha acesso a telefonia VoIP, você precisa instalar um aplicativo que permita a realização de chamadas pela internet, desta forma, tudo que é dito por meio da voz é capturado e transformado em dados que são transportados pela internet que podem ter seu envio realizado por meio de protocolo TCP/IP, independente de qual seja este.

telefonia VoIP

É importante ressaltar que a transmissão desses dados pode ser realizada por meio de conexão de computador para computador ou de um computador para um telefone fixo convencional, se você está utilizando esse mecanismo em seu smartphone, tudo o que é reproduzido em áudio é transformado em informação binária e a sua transmissão é realizada por meio da internet.

Utilizando a tecnologia VoIP em telefone fixo

É importante ressaltar que você, caso assim deseje, pode utilizar a tecnologia VoIP também em seu telefone convencional, para que isto seja possível você tem de ter um adaptador que recebe o nome de ATA, Adaptador Telefônico Analógico, este dispositivo permite que você conecte seu telefone no seu computador e assim realize suas chamadas pela internet.

funciona a telefonia VoIP

Se você deseja utilizar o VoIP dessa maneira, vale lembrar que é possível que o adaptador necessário seja concedido de maneira gratuita por alguns determinados provedores na internet, porém alguns deles disponibilizam o adaptador em questão apenas se você contratar o serviço para utilizar este.

A vantagem de utilizar este tipo de mecanismo para comunicação é que a tecnologia torna-se aliada na transmissão desses áudios, com a estabilidade e a velocidade das transmissões desses dados feitas pela internet, estes aplicativos que permitem que as ligações sejam feitas pela internet são ótimos já que permitem que as pessoas se comuniquem de maneira rápida e gratuita.

VoIP

Pesquisar
Artigos Relacionados