Como Fazer uma Redação para o Vestibular

links patrocinados

Como Fazer uma Redação para o Vestibular

A imensa maioria das universidades federais do Brasil utilizam a Redação como critério avaliativo para a segunda fase dos seus processos seletivos. O primeiro passo para redigir uma boa Redação é ter conhecimento sobre o assunto abordado, digamos que o tema seja o Novo Código Florestal, se você não souber o que este Código diz, não conseguirá, ao menos, começar a escrever, quem dirá, levantar argumentos e constatações. Desta forma, para fazer uma Redação para o vestibular bem escrita, é necessário estar inteirado sobre os principais assuntos que cercam a sua cidade, o seu estado, a sua nação, as relações desta nação com os demais países e também, os fatos mundiais de maior proeminência. Estando esquipado com estes conhecimentos, você já estará alguns passos a frente dos demais candidatos.

Confira mais

Como Fazer uma Redação para o Vestibular Saiba Como Fazer uma Redação para o Vestibular

Agora, você deve focar na sua imaginação e potencialidade argumentativa, sabe aquela opinião clichê de dizer que a “culpa” é o do Governo e este deve melhor na educação e na saúde para realizar melhorias, então, este argumento é muito batido e pouco valioso para os corretores, visto que, a mídia impugna este pensamento nos estudantes, portanto, você deve sempre sustentar seus argumentos a partir de pontos de vista distintos, como por exemplo, crianças sem escolaridade em zonas rurais, muitas vezes, o que falta é o meio de transporte e não a escola em si, visto que é inviável construir uma nova escola em cada região rural, pois não haveria, ao menos, alunos suficientes para encher uma sala de aula.

E o último critério dentre os critérios de maior importância é a fidelidade ao gênero textual, ou seja, se a proposta pede uma argumentação dissertativa, o seu texto deve ser argumentativo e dissertativo, se pede uma carta, você deverá seguir os moldes da carta e assim sucessivamente.

Conheça Como Fazer uma Redação para o Vestibular

Originalidade

Para buscar a originalidade nos seus textos, você deve começar a praticar leituras alternativas, pegue jornais internacionais, como o Le Monde para que a sua leitura, logo a sua escrita, não fique viciada de acordo com os parâmetros de revistas e meio de comunicação típicos do Brasil. Busque por autores que você se identifica e procure criar um estilo de escrita de acordo com a sua personalidade e também daqueles que você gosta de ler.

Redação do vestibular

Ortografia

Por se tratar de uma Redação, onde a Língua Portuguesa é o principal tema abordado escrever de maneira correta é fundamental, uma boa dica para que você não se perca na hora de escrever uma palavra e acabe escrevendo de forma errônea é praticando, criem um blog ou um Tumblr em que você possa escrever redações recorrentemente, desta forma, você treinará sua capacidade argumentativa e ainda a sua ortografia.

Como Fazer uma Redação para o Vestibular  - saiba mais

Não Assine!

Um dos erros mais recorrentes em prova de vestibular é da assinatura dos candidatos no gênero carta de redação, estes, acabam colocando seus nomes após a escrita da carta, este pequeno detalhe é passível de eliminação, assim que o candidato assinar a carta, ele irá zerar a redação na hora, pois os corretores entendem que a assinatura com o nome verídico pode ser indicativo de um filho, amigo ou conhecido de algum redator, que virá a dar nota máxima na prova em questão.

Pesquisar
Artigos Relacionados