Como fazer artesanato com garrafas de vidro

links patrocinados

Como fazer artesanato com garrafas de vidro

O termo DIY tem sido altamente utilizado quando o assunto é decoração. Sigla de Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo, a expressão nada mais é do criar objetos por si mesmo, em vez de comprá-los, ou seja, criar artesanalmente. Com diversas ideias fáceis e com baixo custo, o artesanato com garrafas de vidro é uma das opções mais bonitas de customização de qualquer ambiente.

Uma das vantagens do vidro é a durabilidade e aparência sofisticada que traz ao ambiente. Com diversos tamanhos e modelos diferentes, as garrafas podem ser peças decorativas lindas e úteis para guardar objetos como colares e pulseiras, criar um vaso de flores ou luminária de mesa, e decorar festas. Confira abaixo algumas ideias e alguns passo a passo de como aproveitar e fazer artesanato com garrafas de vidro de uma maneira super criativa.

Decorando com garrafas de vidro

Além de ser um bom item para o artesanato, reaproveitar garrafas de vidro que iriam para o lixo é um bom caminho para a reciclagem. Outros objetos como latas de leite, caixas de papelão, e garrafas PET também podem ser bons itens artesanais e para a decoração, dando personalidade e um ar único a qualquer ambiente. Qualquer garrafa de vidro pode ser um bom item para artesanato, seja de azeite, cervejas, refrigerante, vinho, Whisky, dentre outras.

Diversas formas de artesanato também são possíveis, seja decorando as garrafas com velas, até a amarração de toda a estrutura com linhas coloridas. Alguns artistas mais habilidosos conseguem criar paisagens inteiras com areia e tinta dentro de uma garrafa.

O resultado final poderá ser usado em casa e até em eventos, como casamentos. Esse tipo de decoração vem sendo muito utilizado por casais que querem criar um visual único e romântico sem gastar muito. De luminárias até vasos de flores para as mesas, as garrafas são itens que mudam a cara de qualquer festa.

Pintura em garrafas de vidro

Uma das técnicas mais práticas é a pintura, que ajuda a transformar garrafas usadas em peças coloridas e cheias de vida. Confira um passo a passo Do It Yourself de uma das formas de fazer artesanato em garrafas de vidro, e as transforme usando apenas tinta e criatividade.

DIY1:

Retire os rótulos de todas as garrafas. Alguns podem deixar marcas, para isso coloque-os em uma imersão com água por 48 horas para que saiam facilmente. Deixe os vidros secarem naturalmente. Antes de iniciar a pintura, divida áreas que serão pintadas de cores diferentes. A escolha é sua, crie figuras geométricas, listras ou divida a garrafa meio a meio. Aplique a tinta esmalte com pincel. Em seguida, passe o rolo com tinta da mesma cor para suavizar as marcas do pincel. Espere a secagem e aplique mais uma demão de tinta. Repita o processo com outras partes da garrafa que serão pintadas.

DIY 2:

Uma boa ideia é pintar a parte interna das garrafas com a ajuda de uma seringa grande. O passo-a-passo é parecido com o anterior. Retire os rótulos e lave bem a garrafa. Com a seringa despeje toda a tinta dentro da garrafa. Em seguida, gira a garrafa para que a tinta cubra todo a superfície de viro. Para secar, vire-a de cabeça para baixo.

Decorando garrafas com linhas e barbantes

Tem linhas de crochê, tricô ou barbante sobrando em casa? Use-os separadamente ou todas juntas para decorar. Confira como fazer artesanato com linhas e barbantes em garrafas de vidro de forma simples e barata: retire os rótulos e seque a garrafa. Passe cola nos dois primeiros centímetros da base da garrafa. Imediatamente, enrole o fio da cor escolhida sem deixar nenhum espaço vazio. Faça o mesmo nos dois centímetros seguintes, e vá repetindo até chegar ao fim da garrafa.

Artesanato com glitter em garrafas de vidro

Faça a limpeza na garrafa. Lave por dentro e por fora, retirando o rótulo, como nos DIY anteriores. Cole fita adesiva para marcar o fim da superfície que será utilizada. Passe cola branca em toda a área que será coberta com glitter e depois despeje-o por cima. Retire a fita adesiva e espere a cola secar.

Como fazer artesanato com garrafas de vidro Artesanato com garrafa de vidro

Material para artesanato

Garrafas de vidro como artesanato

Relevo em garrafa de vidro

Pesquisar
Artigos Relacionados