Como escolher um bom endereço de email

links patrocinados

Como escolher um bom endereço de email

Embora tenhamos dezenas de opções de contato virtual atualmente, como redes sociais e aplicativos, o tradicional email ainda é uma das formas de contato mais importantes na internet, principalmente para fins corporativos. Por isso, a escolha do login é uma etapa tão importante no processo de criação de uma conta.

O email é, por exemplo, um dado indispensável na confecção do curriculum vitae, talvez até mais importante do que um telefone de contato. Por esta e outras muitas razões, é necessário escolher um bom endereço de email. Abaixo, daremos algumas dicas para a escolha de seu login.

Como fazer um bom endereço de email: a escolha do servidor

Como escolher um bom endereço de email Endereço de e-mail

Um dos maiores empecilhos para a criação de um bom endereço de email é o grande número de contas já criadas. Os serviços populares, como Gmail e Outlook, têm milhões de usuários, o que torna bem difícil a criação de um login simples, como apenas seu nome e sobrenome, por exemplo. Se você tiver a sorte de conseguir criar um login com seu nome em um destes serviços, não hesite.

Outra opção muito interessante, principalmente para fins profissionais, é a compra de um domínio próprio. Esta é a alternativa ideal para quem tem um pequeno negócio físico ou na internet. Com a compra de um domínio – atualmente, é possível comprar domínios por cerca de R$20 por ano -, você terá qualquer opção de endereço à sua disposição. Mas, caso você não esteja disposto a pagar para ter um bom endereço de email, há outras dicas que podem ser utilizadas.

Saiba Como escolher um bom endereço de email

Como fazer um bom endereço de email: a escolha do login

Se você não conseguiu criar uma conta de email com seu nome e sobrenome, é possível utilizar alternativas para que o endereço seja sério e de fácil memorização. O primeiro passo é evitar diminutivos, que transmitem uma sensação de imaturidade. O mesmo acontece com a utilização de apelidos, exceto aqueles que são diminutivos do nome – não há problema em substituir “Carlos Eduardo” por “Cadu”, por exemplo. Evite, também, criar um login muito longo – com nome, segundo nome e sobrenome.

Priorizar o sobrenome pode ser uma boa alternativa, principalmente se o seu sobrenome não é tão comum. Uma opção que torna o email conciso e fácil de ser lembrado é utilizar a primeira letra do nome seguida do sobrenome completo.

Cuidados na hora de escolher um email

Cuidado com emails datados

Este é um dos maiores erros cometidos durante a criação de endereços de email. Muitas vezes, para encontrar um login disponível, as pessoas colocam o ano ou a idade após o nome, algo como diego2013@… ou flavia25@…, o que dá um “prazo de validade” à conta. Um bom endereço de email é perene. Quando for criar sua conta, pense como ela soará daqui a dez anos.

Confira Como escolher um bom endereço de email

Outras informações

Se você tem um nome muito comum e todas as variações já foram utilizadas, talvez seja uma boa opção recorrer aos domínios pagos, anteriormente mencionados. Neste caso, muitas vezes é possível criar um email com nome@sobrenome.com, o que dará uma credibilidade imensa à sua conta.

Pesquisar
Artigos Relacionados