Como criar um podcast

links patrocinados

Como criar um podcast

Uma das grandes revoluções trazidas pela internet foi a possibilidade de que qualquer pessoa se torne um produtor de conteúdo. Através de sites, blogs, canais do Youtube, redes sociais e vários outros canais, os internautas podem produzir e publicar conteúdos como texto, vídeo e áudio. Outro sistema muito utilizado é o podcast, que permite a criação de programas de áudio nos mais variados formatos. Abaixo, aprenda como criar um podcast.

Formatos

Como criar um podcast Podcast

Os podcasts têm como principal característica a liberdade criativa. Há aqueles que se assemelham a rádios segmentadas, basicamente com conteúdo musical e poucas inserções dos narradores. Outros, por sua vez, trazem discussões sobre determinado tema, como games, política e muito mais. Neste caso, é comum que o programa seja feito por mais de uma pessoa, geralmente apresentando algum convidado por meio de entrevista. Por se tratar de um modelo bastante livre, não há regras rígidas em relação ao conteúdo. O podcast é determinado pela forma: trata-se de um arquivo de áudio, geralmente em formatos como MP3 ou AAC, que pode tanto ser acessado por streaming como baixado. Esta é uma das grandes vantagens do podcast sobre as rádios online: como a transmissão não acontece ao vivo, os usuários podem ouvir o programa quando quiser.

Saiba Como criar um podcast

Criando um podcast: formato e tema

Apesar da liberdade criativa, um bom podcast precisa ter unidade. O programa necessita de uma identidade própria, pois é isso que atrairá os ouvintes. Ou seja, antes mesmo de iniciar qualquer gravação, faça uma pesquisa na internet sobre possíveis podcasts similares. Se você criar um podcast muito parecido com outro já consagrado, dificilmente conquistará um bom número de ouvintes. Uma boa fonte de pesquisa de podcasts é a iTunes Store, onde podemos encontrar listas com os programas mais acessados.

Após essa etapa, determine o tempo de duração, que não precisa ser tão rígido, mas é recomendável que não varie muito. Uma variação de cinco minutos entre um programa e outro é aceitável, mas criar alguns podcasts de 15 minutos e outros de 40 pode confundir seus ouvintes.

Crie um podcast

Criando um podcast: parte técnica

Após definir a “linha editorial” do seu programa, é a hora de colocar a mão na massa. O primeiro item indispensável é ter pelo menos um microfone de qualidade. Não é necessário gastar muito dinheiro com o equipamento – afinal, você não é um profissional -, mas procure por marcas conhecidas. Em seguida, será necessário escolher o software para gravação. Há centenas de opções gratuitas na internet. Um dos mais recomendados é o Audacity, que permite gravação e edição de som com uma interface simples.

Caso o seu podcast vá contar com participações externas, recomendamos também a instalação do Skype. Os participantes convidados devem ter uma conexão razoável com a internet, para que o áudio não seja “cortado” durante a participação. Além do Skype, instale também o MP3 Skype Recorder, para gravar as conversas.

Confira Como criar um podcast

Publicação

Depois de criar seu podcast, chegou a hora de publicá-lo. Se você tem um blog, é possível armazenar o arquivo no próprio servidor da página. Para download, há também opções como os file hosts – Mega, Mediafire etc – ou o armazenamento em nuvem, como o Dropbox.

Pesquisar
Artigos Relacionados