Como criar gifs

links patrocinados

Como criar gifs

O GIF – sigla para Graphics Interchange Format – é um formato de imagens de baixa resolução, com 8 bits e 256 cores. O GIF foi criado pela CompuServe, em 1987, com o objetivo de substituir o antigo formato RLE, que suportava apenas imagens monocromáticas. Graças ao sistema de compressão LZW, os gifs possuem um tamanho relativamente pequeno, o que permitia o download na época em que a internet ainda não possuía a velocidade que tem atualmente.

Utilização dos gifs

Como criar gifs Saiba Como criar gifs

Por ser um arquivo com resolução baixa, o gif não produz bons resultados quando utilizado, por exemplo, para armazenar fotografias. Por isso, com a popularização de formatos como JPG e TIFF, os gifs foram perdendo importância na internet, especialmente devido ao aumento da velocidade das conexões. Contudo, um dos grandes diferenciais do formato fez com que ele retornasse com força nos últimos anos: a possibilidade de criar animações curtas, chamadas popularmente de gifs animados. Atualmente, existem milhares de tumblrs e outros sites que oferecem uma grande biblioteca de gifs animados, muitas vezes utilizados para exemplificar, de forma bem humorada, a reação das pessoas diante de um fato inusitado. É o caso, por exemplo, do popular tumblr “Como eu me sinto quando”.

O que é Gifs

Como criar um gif animado

Outro fato que permitiu a popularização dos gifs é a facilidade para criá-los. Dezenas de softwares e sites possibilitam a criação das animações, que podem ser feitas quadro a quadro pelo usuário, com imagens diferentes, ou convertidas a partir de um pequeno trecho de um filme, por exemplo. Os sites e programas permitem, também, que os usuários controlem a velocidade da animação ou insiram textos e outros elementos nas imagens.

Confira Como criar gifs

Sites gratuitos para criar gifs

Atualmente existem várias páginas que permitem criar gifs online, sem a necessidade de baixar qualquer programa. Dentre os mais conhecidos estão GifUp, CreateAgif, LooGix, Gifninja e PhotoFunny. Cada um deles possui suas particularidades, com vantagens e desvantagens. Portanto, se você deseja criar vários gifs, é interessante testar cada uma das opções que encontrar.

O maior problema das páginas que criam gifs são as marcas d’água, Por se tratarem de serviços gratuitos, estas páginas utilizam como meio de divulgação o próprio gif criado pelo usuário, inserindo o endereço da página na imagem. Alguns sites permitem apenas a criação de gifs a partir de imagens estáticas. Outros, como o Gifninja, possibilitam o upload de vídeos com até 20 MB para posterior edição.

Criando Gifs

Softwares

Quem deseja uma edição um pouco mais profissional pode recorrer aos softwares de edição. O mais famoso, neste sentido, é o Photoscape. O programa possui também outros recursos, como um editor de imagens convencional. Para criar gifs no Photoscape, clique na opção “Animação GIF”. Em seguida, escolha a opção “adicionar”, para inserir as imagens ou vídeos que farão parte da linha de edição. Por fim, basta alterar elementos como a velocidade e inserir os efeitos que desejar. O Photoscape também permite a alteração no tamanho final da imagem, e inclui um preview no canto da tela para que você acompanhe como a edição está ficando.

Pesquisar
Artigos Relacionados