Como conseguir bolsas de estudo filantrópicas

links patrocinados

Como conseguir bolsas de estudo filantrópicas

Muitos jovens, ao sair do ensino médio, buscam continuar sua procura por uma carreira de sucesso, ingressando numa universidade ou em um curso técnico adequado a suas vontades e as necessidades do mercado de trabalho. Suas motivações são diversas: um bom salário, uma boa casa, uma família feliz e unida ou, simplesmente, o sucesso profissional e a boa autoestima.
Por conta disso, todos os anos, vemos alunos se preparando para vestibulares, para o ENEM e também para os processos seletivos das instituições de ensino que oferecem os cursos técnicos.
Sem dúvida, as universidades federais, públicas, são as mais visadas e seus processos seletivos são mais difíceis do que os da maioria das faculdades e universidades privadas. Como alternativa para o público mais carente há as bolsas de estudo filantrópicas . Mas como consegui-las?

Como conseguir bolsas filantrópicas

Como conseguir bolsas de estudo filantrópicas Bolsas de estudo filantrópicas

Para conseguir bolsas de estudo filantrópicas é necessário passar no vestibular da instituição pretendida, no curso escolhido. Depois disso, você precisa solicitar a bolsa à universidade e, a partir daí, passará por um processo seletivo. Este processo irá avaliar as condições financeiras da sua família, bem como seu desempenho no vestibular.
No entanto, é importante frisar que, cada universidade é responsável por determinar os pré-requisitos para admitir um bolsista e, também, as condições para mantê-la.
As universidades são obrigadas por lei a ceder estas bolsas de estudo filantrópicas e, dependendo da avaliação feita, podem dar de 20% a 100% de bolsa.

Saiba Como conseguir bolsas de estudo filantrópicas

Diferenças para outras bolsas

Atualmente, são tantas as opções de financiamento de curso, bolsas de estudo e empréstimos, que acabamos nos confundindo a respeito delas. Não confunda a bolsa de estudos filantrópica e a bolsa restituível. A principal e, talvez, única diferença é o fato de que na bolsa filantrópica, você não precisa devolver o dinheiro das mensalidades, pois não se trata de empréstimo.

Bolsa de estudos

Como conseguir bolsas de estudo filantrópicas – saiba mais

Com relação ao Prouni, do Governo Federal, a diferença é o fato de as bolsas do Prouni serem pagas pelo governo. Lembre-se: as bolsas de estudo filantrópicas são uma cortesia da universidade. Mesmo quando dada parcialmente, o valor correspondente ao desconto será arcado pela instituição de ensino.
Já o FIES é um tipo de financiamento de curso específico, oferecido pela universidade, intermediado pelo governo, não tendo nenhuma semelhança com as bolsas de estudo filantrópicas.

Bolsa de estudos saiba como conseguir

Casos de perda da bolsa de estudo filantrópica

Como é uma cessão de valores em forma de bolsa de estudos, você estará usufruindo de um benefício de certa forma valioso, e por isso, deverá se esforçar ao máximo para manter a bolsa. São varias as situações onde o aluno pode perder o benefício e é preciso ficar atento as suas notas e faltas, além de não poder trancar a matrícula.
Seja como for, procure as universidades privadas para se informar. Seu sonho pode se tornar realidade mais facilmente do que você imagina. Seja determinado, estude e consiga uma bolsa de estudos filantrópica numa grande universidade: sua carreira inicia agora!

Pesquisar
Artigos Relacionados