ComboFix
O mercado de antivírus para computador oferece dezenas de opções de proteção. Todos os grandes títulos disponíveis possuem uma base de dados sobre vírus constantemente atualizada, o que garante eficácia na remoção das ameaças mais comuns.
Entretanto, às vezes até mesmo os computadores mais protegidos podem ser vítimas de novos vírus, ou de programas que impedem a remoção através dos programas convencionais. Nestes casos em que os antivírus comuns não são o suficiente, a melhor opção é utilizar o software Combofix.
Como funciona o Combofix
Desenvolvido pela empresa Subs, o Combofix é um dos softwares mais leves do mercado para remoção de ameaças no computador.
O programa faz uma varredura completa no disco rígido, incluindo o sistema de registro do Windows, e remove qualquer ameaça encontrada de maneira automática.
Uma das vantagens do Combofix para os brasileiros é que o software está disponível totalmente em português, facilitando a compreensão de todas as etapas da varredura.
Sem instalação
Uma das grandes diferenças do Combofix é a inexistência de um processo de instalação. Diferente de outros antivírus, o programa pode ser executado diretamente de um dispositivo móvel, como um pendrive, por exemplo. Por isso, este é o software ideal para computadores que estão infectados por vírus potentes que, em alguns casos, impedem até mesmo a navegação pela internet.
Apesar de toda sua facilidade de instalação, o Combofix é um programa desenvolvido para usuários um pouco mais experientes. Portanto, antes de utilizá-lo, é recomendável a leitura de tutoriais e uma atenção redobrada às solicitações feitas pelo software, durante a varredura.
De acordo com o próprio desenvolvedor do programa, o Combofix deve ser utilizado como último recurso, após a tentativa de remoção através de um antivírus tradicional.
Isso porque o programa tem acesso a arquivos do sistema que, se removidos de maneira incorreta, podem prejudicar o funcionamento do computador.
Como utilizar
O primeiro passo para utilizar o Combofix é fazer o download do arquivo executável. O desenvolvedor do software recomenda que o arquivo seja baixado na página Bleeping Computer, onde são disponibilizadas as versões oficiais do programa.
Em seguida, basta transferir o arquivo para um pendrive, caso a intenção seja utilizá-lo em outro computador, ou executá-lo. Antes, é importante que todos os navegadores sejam fechados, e todos os antivírus e programas similares sejam desabilitados.
Assim que é executado, o Combofix cria um ponto de restauração do sistema, para se prevenir contra possíveis problemas.
Em seguida, o software faz o backup do registro do Windows, com o mesmo objetivo de reforçar a segurança caso algo dê errado. Antes de iniciar a varredura, o Combofix desconectará sua Internet.
O programa é executado no prompt do MS-Dos, portanto, não estranhe a tela azul onde as ações são realizadas.
É muito importante que, durante a varredura, nenhum programa seja executado pelo usuário. Assim que a varredura terminar, o software apresentará um relatório de suas ações, inclusive de possíveis alterações no registro.
O texto também enumera os programas e arquivos que foram excluídos pelo Combofix. O software é gratuito e funciona com Windows XP, Vista e 7.