CNH Social 2014: como participar

CNH Social 2014: como participar

Em 2013, algumas unidades do Detran espalhadas pelo país iniciaram um programa popular para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Á CNH Social, que permite que o documento seja feito por valores muito mais baixos do que os costumeiros, ou até mesmo gratuitamente. Contudo, para que esteja elegível para o programa, o candidato precisa cumprir alguns requisitos.

O primeiro estado a adotar a CNH Social foi o Espírito Santo. Hoje, vários outros já adotaram o programa, como Ceará e Rio Grande do Sul. Se você quer tirar sua carteira de habilitação através deste programa, é preciso ficar atento aos períodos de inscrição e aos pré-requisitos para que se possa participar do CNH Social.

Requisitos

CNH Social 2014: como participar CNH Social 2014: como participar - saiba mais

Os requisitos variam de acordo com as determinações dos Detrans estaduais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, que inicia o programa em 2014, a CNH Social estará disponível para quem recebe até três salários mínimos como renda familiar. No Espírito Santo, por sua vez, há várias formas de ingressar no programa, que está disponível para estudantes da rede pública que tenham um bom desempenho na escola, beneficiários do programa Bolsa Família, indivíduos desempregados há pelo menos dois anos e ex-presidiários.

Embora as determinações de cada Detran varie, para participar do programa CNH Social em 2014 é preciso atender a outros requisitos, independente do estado. Os candidatos precisam ser alfabetizados, possuir carteira de identidade e CPF, comprovar residência e ser penalmente imputável.

CNH Social 2014

Objetivos

De acordo com o Detran, o objetivo do programa CNH Social é ampliar as chances de conquista de vagas no mercado de trabalho, pois há muitos cargos que, embora exijam pouca escolaridade, têm como requisito a necessidade de que o funcionário dirija. Desta forma, muitas pessoas poderão tirar a CNH, algo que não poderia ser feito da maneira tradicional, cujos custos superam a casa dos R$1 mil.

CNH Social

Calendário

Caso você se enquadre no programa CNH Social em 2014 e queira participar, é muito importante ficar atento ao calendário de inscrições. Na maioria dos estados, as inscrições para o programa acontecem apenas uma vez por ano, geralmente no primeiro trimestre.

Também é preciso prestar atenção aos requisitos para a inscrição, pois cada Detran tem suas próprias exigências, que costumam mudar ano após ano, quando se inicia uma nova edição do programa CNH Social. Portanto, antes de qualquer coisa, acesse a página oficial do Detran de seu estado e leia com atenção o regulamento para a participação no programa CNH Social.

Conheça CNH Social 2014: como participar

Testes

Como se sabe, passar em todos os testes necessários para a retirada da CNH não é tarefa das mais fáceis. Os organizadores do programa CNH Social têm consciência disso. Portanto, quem se matricular em uma autoescola através do programa CNH Social tem direito a repetir os testes por até três vezes, sem qualquer taxa. Caso essa quantidade de testes seja superada, será necessário realizar o pagamento de taxas, como os candidatos que fazem a carteira de forma convencional. Para outras informações sobre o programa, entre em contato com o Detran de sua cidade.

GD Star Rating
loading...
CNH Social 2014: como participar, Nota: 4.4 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados