CMS

links patrocinados

CMS

CMS

Sobre o CMS

Content Management Systems (CMS), ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é um sistema para administração de sites e redes, que agrega ferramentas necessárias para produzir e editar conteúdos em tempo real.

Vantagens do CMS

O que torna o CMS uma ferramenta interessante é que, com ele, o usuário não necessita de conhecimento em programação e códigos. Isso torna a produção muito mais fácil e acessível para iniciantes. Dentre suas principais funções estão complementos como galerias de fotos, gerenciadores de formulários, enquetes e diversos recursos de visualização e administração.

Tudo isso é possível através das interfaces disponíveis nos CMS. Ao invés de linhas de comando, como na linguagem HTML, o usuário trabalha com ferramentas visuais, aproximando a criação de um website à utilização de programas simpels como, por exemplo, o Microsoft Word.

Sites que utilizam o CMS

O CMS é o sistema preferido em sites de conteúdo colaborativo, onde cada usuário também pode se tornar um produtor de conteúdo. É utilizado, por exemplo, nos sites wiki e na plataforma Moodle, muito utilizada nos cursos superiores ministrados à distância.

Outro exemplo, muito conhecido dos internautas, são as plataformas de blog. Quem se utiliza de serviços como WordPress e Blogger sabe da importância das postagens rápidas e facilmente editáveis. Estas interfaces nada mais são do que sistemas de gerenciamento de conteúdo.

CMS para empresas

O CMS já é amplamente utilizado por usuários pessoais em blogs e atualizações de sites como a Wikipedia. Entretanto, ainda está sendo descoberto pelas empresas. Sua utilização no meio corporativo é essencial para que os sites de empresas se mantenham atualizados.

Antigamente, o webmaster era a pessoa responsável por manter um site corporativo atualizado. Entretanto, com a dinamização da Internet, o volume de conteúdo se torna absurdo para que apenas uma pessoa dê conta do serviço. Com o CMS, qualquer um pode contribuir em sua área de conhecimento, descentralizando e otimizando o processo.

CMS Java

CMS Java

Sobre o CMS Java

A sigla CMS vem do inglês ‘Content Management Systems’, que pode ser traduzido literalmente como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC). Os CMS são softwares que permitem que o usuário tenham total controle sobre sites e redes intranet. Normalmente, incluem ferramentas que permitem criar, gerenciar (editar e excluir) conteúdos de forma instantânea e sem a necessidade de reprogramar o código fonte do site.

Uma característica da maioria dos gerenciados de conteúdo é a presença de grande quantidade de complementos para controlar galerias de fotos, enquetes, formulários e outros tipos de elementos que podem ser incorporados ao site.

Assim, numa comparação básica, o CMS seria uma espécie de motor ou de esqueleto com os recursos básicos dos site nas área de usabilidade, visualização e administração, com as tarefas sempre realizadas diretamente através de uma interface web.

Por que usar um CMS?

Os CMS permitem que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo disponibilizado na internet, sem a preocupação de precisar da presença / assistência de empresas especializadas na manutenção estrutural do site.

Umas das vantagens dos CMS é que depois que o sistema está instalado e os funcionários treinados para o seu uso, não é necessário sequer manter um webmaster, já que os próprios membros da equipe podem administrar o conteúdo.

Além disso, os sistemas mais modernos são totalmente baseados no conceito WYSIWYG, o acrônimo da expressão em inglês “What You See Is What You Get”, cuja tradução remete a algo como “O que você vê é o que você obtem”. Assim, pessoas que dominem os conhecimentos básicos de um editor de texto deve conseguir operar esses sistemas sem grandes dificuldades.

CMS Java

Existem milhares de CMS desenvolvidos em muitas linguagens de programação e uma centena deles escritos em Java. Dos melhores, e que deve ser realmente considerados na hora de montar um site podemos destacar o OpenCms.

OpenCms

As principais características do OpenCms são: sistema de fácil instalação, gestão integrada de galerias, gerenciamento de usuários e permissões do sistema de forma integrada, editor moderno, suporte a tradução, controle da versão de todos os conteúdos, integração JSP, sistema de cache, alto nível de personalização e segurança e muito mais.

Pesquisar
Artigos Relacionados