Chave de Licença
Para algumas pessoas a palavra pirataria é muito comum e principalmente com as facilidades que esta técnica disponibiliza, há quem nunca se utilizou de produtos originais por achar que são caros ou mesmo por estar num meio em que eles não são acessíveis. Porém a pirataria é crime e reproduzir um produto sem a licença do dono pode levar muitas pessoas para a prisão, seja na reprodução de bonés, camisetas, Dvds e até a de aparelhos eletrônicos.
Países como a China, Rússia, Paraguai e mesmo o Brasil são adeptos da pirataria há muito tempo. Quem nunca comprou um tênis, uma camiseta ou mesmo um aparelho muitos mais baratos, porém estampado às marcas mais queridas e prestigiadas do mundo? Pois é, mas quem consome estes produtos se esquece que está deixando de ajudar as pessoas que fizeram desta marca o que ela é hoje e também perdem porque consomem produtos sem qualidade, sem nota fiscal e, portanto sem garantias de que irá aproveitar de fato o produto tão sonhado.
A tecnologia veio para nos ajudar e principalmente facilitar nossas vidas, mas também é alvo da pirataria. Os softwares que usamos para trabalhar, estudar ou mesmo para entretenimento também são reproduzidos de maneira desenfreada e sem que se possa tomar nenhuma providência, porque não há como fiscalizar diretamente a falsificação dos softwares.
Dentro de cada um deles há um número de série que indica sua licença e que não pode ser utilizado de maneira indevida, porém os próprios usuários compartilham esses números com colegas e amigos, fazendo com que os softwares falsificados circulem livremente nos lares de qualquer pessoa.
Sobre a Chave de Licença
A chave de licença é um código que todos os softwares possuem a fim de identificar suas procedências, para frear a falsificação. Tanto os produtos da Microsoft como o Office, Acces e Power Point como os antivírus Avast, Malwari e Avira possuem uma chave de licença que permite que sejam evitadas as falsificações e as atualizações somente sejam feitas aos originais. A chave de licença é basicamente um código formado por letras e números e que cada software possui, não existindo softwares com mesmo código.
Conhecida também como CD Key ou sereal key, é a garantia que o cliente tem ao adquirir um produto com mau funcionamento ou defeitos na hora de rodar, e com isso a troca por outro poderá ser facilmente efetuada. Uma vez comprovados os dados do cliente juntamente com o registro, a senha, a user name e o código de ativação do produto.
A pirataria ainda é muito difundida porque os softwares dos computadores são muito caros, e suas licenças precisam ser atualizadas periodicamente, o que os torna mais caros ainda.
E como foi dito o controle desta pirataria é quase impossível de fiscalizar, porque as pessoas que compram os originais podem fazer cópias dos Cds e comercializa-los juntamente com suas chaves de licença sem que se perceba. Os bancos de dados que registram os códigos são praticamente inexistentes, portanto fica mais fácil ainda propagar códigos já existentes para se utilizar dos softwares. Vai da consciência de cada um se utilizar de produtos falsos e sem garantias, uma vez que prejudica seu próprio uso.