CFN

links patrocinados

CFN

CFN

Sobre o CFN

Criado em 1978, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) opera no sistema de autarquia e não possui fins lucrativos. Antes de o CFN ser criado, a profissão de nutricionista era regulamentada pelos conselhos regionais de Medicina. Para mudar esta realidade, professores, estudantes e entidades de nutrição se mobilizaram em busca do reconhecimento da profissão.

Funções do CFN

É de responsabilidade do Conselho orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de nutricionista em todo o Brasil. Para otimizar a atuação do CFN existem, hoje, dez conselhos regionais de Nutrição espalhados pelo país. Essa estrutura ainda carece de melhorias, pois há conselhos que precisam cuidar de até oito estados brasileiros.

Para exercer a profissão de nutricionista no Brasil, o profissional deve ter se formado em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e se inscrever em um dos conselhos regionais de Nutrição.

Um dos principais esforços do CFN é a articulação política para inserir o profissional da área em políticas públicas de alimentação e nutrição. Estas políticas incluem planos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Alimentação do Trabalhador.

O nutricionista

O curso de Nutrição é oferecido em instituições de ensino superior e escolas técnicas. O profissional da área deve buscar a segurança alimentar a atenção à dieta, visando a prevenção de doenças ou recuperação da saúde de indivíduos ou grupos populacionais. A melhoria na qualidade de vida é o objetivo final do nutricionista.

No Brasil existem mais de 40 mil nutricionistas cadastrados no CFN. Existem 309 cursos na área e a grande maioria dos profissionais atua nas capitais dos estados brasileiros. Cerca de 40% dos profissionais atuam na área de Nutrição Clínica, enquanto pouco mais de 30% estão no campo da Nutrição Coletiva.

Contato

Para obter mais informações sobre como se inscrever junto a algum dos conselhos regionais de Nutrição do país, acesse o site do Conselho Federal de Nutrição ou ligue para (61) 3225-6027.

CFN Nutricionista

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) atua na sociedade brasileira como uma autarquia federal que na possui fins lucrativos. Seu objetivos é fazer a normatização, orientação, fiscalização e a disciplinas de todas as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas no Brasil.

O Conselho foi instituído no Brasil em 1978, sobre o regimento do Decreto nº 84.444. O CFN nasceu devido a mobilização de todos os profissionais e estudantes que desejavam que fosse feita uma categorização e regulamentação da profissão. Anteriormente, o setor era fiscalizado pelo Conselho Federal de Medicina.

Dessa forma, a Associação Brasileira de Nutricionistas, que existia desde 1949 conseguiu se articular para a regulamentação do setor e também com a possibilidade de criação de conselhos.

Sistema CFN Nutricionista

Atualmente, o CFN é a parte fundamental dos outros conselhos. Em todo o país, existem dez Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) que foram desenvolvido para atender as necessidades e especificidades de cada região. A sede fica localizada em Brasília.

Os conselhos regionais são integrados pelos seguintes estados: CRN-1 com os estados de Goiá, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal, CRN-2 formado pelo Rio Grande do Sul, CRN-3 formado pro São Paulo e Mato Grosso do Sul, CRN-4 com Espírito Santo e Rio de Janeiro, CRN-4 com Bahia e Sergipe, CRN-6 formado por Alagoas, Ceará, Fernando de Noronha, Maranha, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, CRN-8 com Acre, Amazonas, Amapá, Paraná, Rondônia e Roraima, CRN-8 formado pelo Paraná, CRN-9 com Minas Gerais e CRN-10 de Santa Catarina.

Conheça CFN Nutricionistas

Quem não conhece o CFN e gostaria de saber um pouco mais sobre a legislação ou sobre os serviços oferecidos pode acessar a página do Conselho. Lá e possível encontrar diversas informações úteis, como agenda de eventos e profissionais dividido por setor.

No site ainda dá para acessar a versão digital da Revista do CFN, que trás um conteúdo bastante informativo sobre os temas mais debatidos na sociedade. Na pagina eletrônica também é possível ter acesso a diversos artigos e publicações que relacionadas a atuação dos profissionais ligados ao Conselho.

Pesquisar
Artigos Relacionados