CESPE

CESPE

CESPE

Sobre o CESPE

CESPE, Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, é um órgão que faz parte da Fundação Universidade de Brasília. Ele é responsável por promover os vestibulares da Universidade de Brasília, a UNB, além do seu Programa de Avaliação Seriada. O CESPE também é responsável pela elaboração de vários concursos públicos para todo o país.

Entre os concursos que a CESPE elaborou estão da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Militar de várias unidades federativas do Brasil, para procurador do Banco Central, concursos para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Polícia Federal, entre tantos outros.

Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília, UNB, é uma instituição pública de ensino superior. Ela está localizada na região centro-oeste do país, no território do Distrito Federal, em Brasília. Ela é considerada uma das instituições de ensino superior mais importantes do país, sempre contendo um alto desempenho nas avaliações desempenhadas pelo MEC, Ministério da Educação do Governo Federal brasileiro.

A melhor instituição de ensino superior do centro-oeste

Na última avaliação do MEC, a Universidade de Brasília foi considerada a melhor instituição de ensino superior da região centro-oeste do país, a frente de instituições como a UFG, Universidade Federal de Goiás, e da UFGD, Universidade Federal da Grande Dourados.

Fundação da Universidade de Brasília

A UNB foi fundada no dia 21 de abril de 1962. Hoje ela conta com cerca de 33 mil estudantes, sendo que 24 mil está na Graduação e 8 mil está na pós-graduação. O atual reitor na Universidade de Brasília é o professor José Geraldo de Souza Júnior e o vice-reitor é o professor João Batista de Souza.

As cores da instituição é o verde e azul. Seu orçamento anual está na casa de 1,1 bilhões de reais por ano. A UNB foi elaborada no ano de 1961, mas sua idealização foi feita três anos antes. Entre os temas abordados para sua construção estava principalmente o projeto de ensino, além da estrutura física da instituição.

Ela foi fundada para fazer parte do Plano Piloto da capital. O primeiro presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, foi o pedagogo Anísio Teixeira, que participou diretamente das discussões para a organização da nova universidade. Entre outros professores que fizeram parte deste clã, estava o antropólogo Darcy Ribeiro, que também foi o primeiro reitor da instituição.

GD Star Rating
loading...
CESPE, Nota: 3.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados