CEP de São Paulo

CEP de São Paulo

CEP de São Paulo

Sobre o CEP de São Paulo

Todas as vezes que precisamos informar nosso endereço a alguém, lembramos que temos que citar o nome da rua, o número, o complemento, a cidade, o estado… E o CEP! Aquele número grande que identifica nossa rua, separado por um hífen.

O CEP, ou Código de Endereçamento Postal veio para facilitar a vida dos Correios, mas por outro lado, dificulta a vida daqueles que ainda não conseguiram memorizar seu número. Para estes, os Correios criaram um sistema de busca em seu site.

O que é o CEP de São Paulo

Muita gente não sabe, mas o CEP é um código criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ou simplesmente Correios) para facilitar a entrega de cartas em todo o território nacional. Os Correios dividiram o país em dez regiões postais, estruturando o CEP pelo sistema decimal.

Todo número de CEP Correios tem oito dígitos. Da esquerda para a direita (do primeiro para o último número), eles significam a região, sub-região, setor, sub-setor, divisor de sub-setor e identificadores de distribuição.

Cada uma das dez regiões postais em que o Brasil está dividido tem dez sub-regiões, cada uma normalmente representada por uma cidade e seus arredores. As sub-regiões, por sua vez, são divididas em dez setores, que são divididos em dez sub-setores, que por fim são divididos em dez divisões. Com todos esses números, a empresa de Correios consegue saber precisamente a localização da rua em que tal carta ou mercadoria deve ser entregue.

CEP em São Paulo

Não é possível saber o número completo do CEP de uma casa ou escritório sem saber a cidade e a rua em que é localizado. Mas pode-se saber por que número começa: o primeiro número da esquerda do CEP identifica a região do Brasil estabelecida pelos Correios. Na grande São Paulo, o CEP começa com 0; já no interior, começa com 1.

Para saber o CEP completo de determinada região, vá até o site dos Correios e clique no link Busca CEP. Depois é só digitar a cidade e o nome da rua, e pronto!

CEP de Rua Correios

CEP de Ruas Correios

Sobre o CEP de Rua pelos Correios

Muitos documentos, encomendas e contas são enviados através dos Correios. Para que a entrega seja realizada com precisão é preciso que o remetente informe o CEP de destino no envelope. Sem isso, os carteiros não conseguem realizar a entrega.

CEP

O Código de Endereçamento Postal, popularmente chamado de CEP, foi criado em 1971 para ajudar e acelerar o processo de encaminhamento dos objetos enviados através dos Correios. A princípio, o CEP tinha apenas cinco dígitos, mas desde 1992 sua composição foi alterada para oito dígitos.

O objetivo do CEP é auxiliar na seleção, encaminhamento, tratamento e distribuição de todas as correspondências que chegam nos Correios, e isso é feito através da identificação das ruas, logradouros, agências dos Correios, edifícios, órgãos públicos e serviços.

Como se pode perceber, o CEP tornou o trabalho dos funcionários muito mais fácil e prático. E sua finalidade é justamente essa: simplificar o processo de separação, encaminhamento e distribuição, permitindo assim o uso de equipamentos eletrônicos que realizam a triagem das encomendas.

Estrutura

O CEP está estruturado em oito dígitos numéricos. Cada dígito corresponde a uma informação da localidade. Por exemplo, o primeiro número do CEP indica a região de determinado endereço; o segundo, a sub-região; depois vem o subsetor, o divisor de subsetor e os três últimos dígitos são os identificadores de distribuição.

O Brasil está dividido em dez regiões, sendo que a primeira delas, ou seja, o número 1, corresponde ao estado de São Paulo. O restante das regiões ganhou seu número a partir da posição de São Paulo, e a divisão foi feita no sentido anti-horário.

Como encontrar o CEP de Ruas

Os Correios não fazem entrega sem que no endereço de destino conste o CEP. Se a pessoa precisa enviar alguma correspondência ou encomenda e não sabe o numero correspondente àquela localidade, ela pode procurar no site dos Correios. Na página existe o “Busca CEP”, que fica logo abaixo da logo dos Correios. Para encontrar o CEP desejado, basta informar o endereço desejado e clicar em “Buscar”. Logo após, aparecerá um quadro com o endereço informado e o seu respectivo CEP.

GD Star Rating
loading...
CEP de São Paulo, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados