CEP Correios

CEP Correios

CEP Correios

Sobre o CEP Correios

Para enviar ou receber qualquer coisa em um destino, é necessário saber as informações necessárias sobre o endereçamento. Essas informações são elaboradas a partir do nome da rua, número do local, cidade, estado e o CEP. O que pouca gente, é que a segunda informação mais importante desses dados é o CEP.

O Código de Endereçamento Postal (CEP) faz parte do sistema de endereçamento postal do Brasil e foi criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no mês de maio de 1971. O seu objetivo é facilitar, organizar e agilizar as postagens, distribuição e localização das correspondências.

Através do CEP, o Correio consegue identificar de forma rápido sobre o local aonde a entrega deve ser realizada. Dessa forma, não é necessário perder tempo fazendo a leitura dos dados como nome de rua, cidade e estado.
Formato do CEP Correios

Até o ano de 1992, os números de CEP no Brasil possuíam apenas cinco dígitos (00000). Com o aumento geral da população os Correios decidiram aumentar o número de dígitos para oito e facilitar as entregas. A partir daí, o CEP brasileiro ficou dessa forma: 00000-000.

Cada dígito do CEP possui a função de localizar determinada região do país. O Brasil foi dividido em 10 zonas postais e o primeiro número era contado a partir do estado de São Paulo no sentido anti-horário.

Consulte o CEP

Muitos usuários não tem certeza sobre o seu número do CEP. Pode-se fazer a consulta através do site dos Correios, sendo necessário o preenchimento das demais informações como nome da rua, cidade e estado. Também é possível fazer a consulta em qualquer agência do correio. Se você deseja enviar algo para alguém, pode fazer a consulta para saber se o CEP que lhe foi passado está correto.

Estrutura do CEP Correios

  • X0000-000: Região
  • 0X000-000: Sub-Região
  • 00X00-000: Setor
  • 000X0-000: Sub-Setor
  • 0000X-000: Divisor de Sub-Setor
  • 00000-XXX: Sufixo de distribuição

CEP

O Código de Endereçamento Postal (CEP) é a informação mais importante na hora de enviar ou receber uma correspondência via Correios. Ele funciona como um resumo de todas as demais informações contidas no endereço, como estado, cidade, bairro e rua.

O CEP foi criado para integrar o sistema de correio do Brasil e foi desenvolvida ela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo, mais conhecida como Correio. O seu primeiro uso aconteceu no mês de maio de 1971. Desde então, essa informação se tornou de extrema utilidade para a identificação facilidade do local de entrega. Além disso, o CEP dá mais agilidade a todo o processo dos Correios.

Se o CEP não existisse, seria necessário que os funcionários dos Correios fizessem a leitura completa de todos os dados presentes na correspondência. Isso atrasaria muito o serviço e tornaria todo o processo mais caro.

O Código também de desenvolveu com o crescimento do Brasil. Atualmente, ele é composto por oito dígitos, mas em 1992, eram apenas cinco dígitos de identificação. Isso fez com que o processo ficasse ainda mais ágil e a identificação direta do local de destino fosse acertada.

O número funciona a partir da identificação de cada dígito. Atualmente, o país é divido em dez zonas postais, que identificam o primeiro numero do código. Já o segundo identifica a sub-região, o terceiro o setor, o quaro o sub-setor, o quinto o divisor de sub-setor e os últimos três o sufixo de distribuição.

Consulta CEP

É muito importante que o CEP enteja correto nas correspondências. Para facilitar a identificação, no site dos Correios é possível realizar uma busca do Código. É só clicar na palavra e digitar o seu endereço. O site carrega todas as informações.

CEP em Outros países

Todos os países possuem um código próprio de endereçamento. Nos Estados Unidos, ele é chamado de Zip Code e tem um formato um pouco diferente, já que são apenas cinco dígitos. Cada pais cria o seu CEP a partir das necessidades de identificação do seu serviço de postagem.

GD Star Rating
a WordPress rating system
CEP Correios, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados