Celular com GPS

links patrocinados

Celular com GPS

Celular com GPS

O Sistema de Posicionamento Global, mais popularmente conhecido como GPS é uma tecnologia de navegação feita através do satélite que facilita a movimentação e a localização em áreas, regiões ou cidades que desconhecemos. O funcionamento desse sistema se dá através de satélites que estão no espaço e aparelhos que enviam mensagens sobre a localização atual e a desejada, com um cálculo matemático feito através do GPS sobre a distância, bem como a velocidade média e expectativa de tempo para chegar ao local.

O desenvolvimento do aparelho GPS ocorreu ainda na década de setenta, sendo que durante muito tempo (praticamente trinta anos) era de uso exclusivamente militar – inclusive atualmente os sistemas possuem patentes apenas de países notadamente militares, como é o caso dos Estados Unidos, a antiga União Soviética (Rússia), a China, além da União Européia. Atualmente, o uso do GPS é gratuito e pode ser implementado por qualquer empresa que fabrique os aparelhos que usam a tecnologia, entretanto não se pode garantir que isso iria se manter caso ocorresse uma guerra civil armada entre diferentes países.

O histórico da tecnologia envolve um investimento de mais de dez bilhões de dólares, cerca de trinta satélites espalhados pelo espaço (vinte e quatro deles ainda estão em funcionamento). A velocidade com que eles se movem ultrapassa os onze mil quilômetros por hora, sendo que com isso quatro deles estão visíveis em cada ponto do planeta Terra. Antigamente, os GPS civis só funcionavam com uma previsão de até noventa metros do local atual do meio de transporte ou do indivíduo segurando o aparelho – foi então que os Estadus Unidos foram forçados a abrir a tecnologia para todos. Nas guerras, as bombas e armas de massa possuem um GPS inserido para que atinjam seu alvo sem erro algum.

Mais informações

Atualmente, a tecnologia GPS está presente em diferentes aspectos da vida, como, por exemplo, nos esportes (ciclismo, balonismo, caminhadas, ecoturismo), lazer (pesca, passeio de barco ou iate), transporte (o GPS pode ser embutido ou comprado separadamente para carros e motos, bem como transporte marítimo ou aéreo). Já existem até máquinas de diferentes tipos de colheita agrícola que utilizam o sistema de GPS para melhor aproveitamento, além de armazenar informações e dados sobre a quantidade de grãos colhidos.

Outro diferencial do GPS é que agora ele pode ser instalado como aplicativo nos aparelhos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Com isso, não é nem preciso comprar um produto específico com essa função (embora seus preços já tenham diminuído bastante em comparação com cinco anos atrás). Um dos principais benefícios é que os mapas são baixados gratuitamente para o telefone, embora possa demorar um pouco mais do que no aparelho tradicional. O lado ruim é que o celular precisa ter uma boa cobertura para dar a localização – o que não ocorre em locais mais afastados, portanto não é indicado para quem viaja bastante por estradas ao invés da própria cidade, além da tela proporcionar uma visualização menor do que um aparelho próprio. No final, indica-se o celular para pessoas que não viajam para lugares remotos e querem economizar na compra de dois aparelhos.

Fotos

Confira Fotos do Celular com GPS:

Celular com GPSCelular com GPS
Modelos de celular com GPSModelos de celular com GPS
GPS no celularGPS no celular

Pesquisar
Artigos Relacionados