CBO

links patrocinados

CBO

CBO

A Associação Brasileira de Oceanografia, também conhecida como AOCEANO, surgiu no fim de 1974 com a formação da primeira turma de oceanologia da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. A associação foi efetivamente instituída em abril do ano seguinte, quando um grupo de recém-formados do Rio Grande do Sul resolveu criar um órgão que permitisse o encontro e a troca de experiências entre profissionais da área de todo o Brasil e também estimulasse o desenvolvimento da oceanografia no país.

Sobre a Associação Brasileira de Oceanografia

Entre os objetivos da associação atualmente estão a promoção e desenvolvimento da oceanografia no país, estímulo ao estudo, pesquisa e ensino da oceanografia, intercâmbio com entidades dedicadas à área em outras partes do mundo, de forma que as mesmas conheçam a realidade brasileira, organização e atualização periódica dos profissionais da área, com cadastro dos mesmos e exposição de seus currículos e realizações em suas áreas de atuação, congregação dos associados para que defendam e prestigiem a classe, promoção de eventos dos mais diversos, representação dos interesses da classe frente a órgãos públicos, privados e entidades de classe, estímulo à atividades culturais relacionadas com a oceanografia e instituição de premiações que estimulem o desenvolvimento e estudo da oceanografia.

Para garantir a integração dos associados a AOCEANO edita um boletim informativo trimestralmente, de modo que todos os interessados na área fiquem a par dos acontecimentos relacionados à oceanografia e tenham conhecimento dos eventos realizados pela associação, e mantém uma agência de notícias que garante que os principais veículos de comunicação do país sempre sejam abastecidos com notícias do órgão e também com opiniões e posições dos profissionais da área com relação a assuntos relativos ao oceano e vida marinha, colabora com a realização da Semana Nacional de Oceanografia e desde 2005 promove um concurso para criação do Dia do Oceanógrafo, de modo que a categoria seja lembrada e homenageada e também que a sociedade se lembre destas pessoas que trabalham em busca de um objetivo comum, que é garantir a preservação das águas e da vida marinha.

O que é CBO

Sobre o Congresso Brasileiro de Oceanografia

Para promover a integração entre os profissionais da área a AOCEANO também realiza, desde 2005, o Congresso Brasileiro de Oceanografia. O CBO, como é mais conhecido, tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais na área de oceanografia e também estreitar o relacionamento das instituições de ensino com a iniciativa privada.

Todos os anos o evento conta com palestras, cursos de pequena duração, apresentações de trabalhos técnico-científicos e workshops. Sempre participam do congresso especialistas da área, entre professores, pesquisadores e demais profissionais conceituados, e também pessoas ligadas a órgãos ambientais, iniciativa privada e organizações sem fins lucrativos.

Conselho CBO

Congresso Brasileiro de Oceanografia 2012

O Congresso Brasileiro de Oceanografia de 2012 aconteceu entre os dias treze e dezesseis de novembro no Rio de Janeiro, mais especificamente no Centro de Convenções Sul-América. Organizado pela Associação Brasileira de Oceanografia em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o evento recebeu mais de dois mil participantes e contou com a presença de profissionais da área, além de pessoas ligadas à organizações sem fins lucrativos, órgãos da iniciativa privada e ambientais.

Encontros CBO Eventos CBO

Vídeo CBO

Pesquisar
Artigos Relacionados