CBO Empregada Doméstica

CBO Empregada Doméstica

CBO Empregada Doméstica

Sobre a CBO Empregada Doméstica

CBO, Classificação Brasileira de Ocupações, foi instituída no ano de 2002, através da portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 397, do dia 09 de outubro. Sua finalidade é a identificação das ocupações do trabalho dentro do mercado brasileiro. Esse trabalho se faz necessário para a necessidade de se ter a classificação junto aos registros administrativos e domiciliares.

A intenção dessa classificação feita através desta prática é meramente administrativa, não tentando ser atingido nada frente as relações de trabalho. Entretanto, a regulamentação da profissão, é o que difere da Classificação Brasileira de Ocupações, é feita através da lei, onde a sua apreciação se faz no Congresso Nacional pelos olhos de nossos Senadores e Deputados, posteriormente levado para ser sancionado pelo Presidente da República.

Atual Classificação Brasileira de Ocupações

A atual Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO, veio para substituir a que já existia anteriormente, do ano de 1994. A primeira edição deste trabalho foi feito no ano de 1982. A CBO atual frente a edição anterior, sofreu pequenas alterações, sem perder sua estrutura e metodologia como um todo. Entretanto, frente a metodologia de classificação, é utilizada uma nova forma, e ainda apresenta uma revisão e atualização do seu conteúdo.

Entre os motivos da modificação realizada no ano de 2002, se deve essencialmente pelas profundas mudanças que aconteceram no cenário econômico, social e cultural do Brasil nos anos que decorreram da última edição, fomentando para que o mercado de trabalho chegasse a ter alterações profundas em sua estrutura.

A nova Classificação Brasileira de Ocupações apresenta uma organização por famílias as ocupações do mercado brasileiro. Em cada uma das família apresenta um conjunto de ocupações similares, facilitando assim o processo de organização. O novo banco de dados desta classificação está disponível para a população através da internet, além ainda de estar em CD, encontrados em postos estratégicos do ministério.

CBO Empregada Doméstica

A Empregada Doméstica está classificada na CBO através do código 5-40.20, tendo como sinônimos Arrumadeira ou serviço doméstico, criado, doméstica ou empregada, servente ou serviço doméstico. Sua descrição é executar tarefas domésticas em uma casa (residência), limpando-a e arrumando-a., seja preparando refeições ou servido a mesa, entre outros afazeres.

GD Star Rating
loading...
CBO Empregada Doméstica, Nota: 4.4 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados