CBO 2010 MTE

links patrocinados

CBO 2010 MTE

CBO 2010 MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável pela CBO, ou Classificação Brasileira de Ocupações, que tem como objetivo identificar as ocupações do mercado de trabalho e classificá-las de acordo com registros administrativos e domiciliares.

Sobre a Classificação Brasileira de Ocupações

Este documento permite acompanhar as mudanças no mercado de trabalho, com o surgimento de novas profissões, mudanças em regulamentações e demandas da sociedade, que se alteram de forma rápida e regular. A CBO está em constante atualização para reportar os dados mais fidedignos possíveis, e não apresenta distinção com relação a empregos formais ou de livre exercício profissional.

Além de garantir que os trabalhadores de todos os níveis e segmentos se sintam amparados por um documento tão completo, e se sintam realizados por conta de seu emprego figurar entre as diversas profissões existentes, a CBO também pode ser utilizada para fiscalizar as condições de trabalho e a intermediação de mão de obra, controlar a imigração e o trabalho de aprendizes e servir de complemento para outros documentos ou serviços, tais como seguro-desemprego, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Imposto de Renda de pessoas físicas, Previdência Social e IBGE.

Mudanças impostas

A Classificação Brasileira de Ocupações passou a funcionar em 1982 e foi atualizada em 1994. De lá para cá não foram implementadas mudanças significativas, por isto, fez-se necessário atualizar a forma metodológica e também todo o seu conteúdo. Em outubro de 2002 uma nova portaria instituiu a CBO atualizada, que para ser reelaborada contou com a participação de pesquisadores de importantes universidades do país e de funcionários do SENAI. O documento atualizado passou a registrar e agrupar as ocupações do mercado de trabalho em famílias de ocupações similares. A nova versão da CBO também alterou a forma como as descrições eram feitas, passando esta tarefa para os comitês profissionais de cada família, garantindo que os profissionais que efetivamente exercem determinada profissão possam falar com conhecimento de causa sobre todas as funções inerentes e informações relacionadas.

Acesso ao documento e outros serviços

No site da CBO, que está vinculado ao portal do Ministério do Trabalho e Emprego, há um mecanismo de busca no qual os profissionais podem procurar pelas suas ocupações. Assim que o internauta digita a palavra, aparece uma lista de profissões relacionadas, sendo que a ocupação principal, da qual se derivam muitas outras, possui um histórico com as principais informações da categoria.

O banco de dados da CBO pode ser consultado pela população interessada através do site e também por meio de CD. Para ter acesso ao conteúdo do documento basta clicar em Serviços, localizado em uma aba no canto esquerdo da página, e em seguida em Downloads.

Nesta página é possível baixar arquivos zipados da estrutura da CBO e também da listagem do documento. Os públicos geral e médio também têm acesso a tábuas de conversão e há três livros disponíveis, com códigos, títulos e descrições.

Ao clicar em Produtos CBO, disponível logo abaixo de Serviços, o internauta pode solicitar os livros e CDs com informações da CBO para receber em sua casa. Basta se cadastrar no site, informando os dados pessoais, e então solicitar a quantidade desejada.

Fotos

Confira Fotos sobre CBO 2010 MTE:

Carreiras CBO 2010 MTE O que é CBO 2010 MTE MTE 2010 CBO 2010 CBO MTE

Pesquisar
Artigos Relacionados