Cartoon Network

links patrocinados

Cartoon Network

Cartoon Network

Durante muito tempo, especulava-se sobre um canal de televisão que fosse direcionado inteiramente às crianças, sendo que essa realidade só aconteceu no ano de 1992, com a criação do Cartoon Network, original dos Estados Unidos e que, quando foi idealizado, contava com a programação limitada a apenas desenhos – sendo que hoje conta também com animações, filmes, entre outras variações. O CN, como é popularmente conhecido, é um canal da Time Warner Company (empresa fundada em 1989, que também é dona da HBO, da CW, Animation, Boomerang, Adult Swim, CNN e afins, bem como estúdios de cinema e a DC Comics, de histórias em quadrinhos).

Evolução do canal Cartoon Network

Antigamente era destinada apenas à crianças ou então adultos que estavam à procura de ver clássicos dos desenhos, como é o caso de Pernalonga, Patolino, Tom & Jerry, Piu Piu e Frajola, Papaléguas e Coiote, Pica Pau, Os Flinstones, Os Jetsons, a Corrida Maluca, entre muitos outros. Aos poucos, foi aumentando a sua popularidade a partir de criações “próprias” (que eram exibidas de forma exclusiva ou com certo controle pelo canal), como por exemplo O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, Du, Dudu e Edu, Space Ghost Costa a Costa, A Vaca e o Frango, As Meninas Super Poderosas e Coragem, o Cão Covarde.

Posteriormente, com o surgimento do Adult Swim, acabou atraindo também adultos que buscavam ir além dos clássicos, como é o caso de Robot Chicken (conhecido como Frango Robô no Brasil), Titan Maximum, The Brak Show, Frisky Dingo, Sealab 2021, entre outros. Nesses casos, a programação geralmente continha assuntos como violência, sexo, namoro, críticas políticas, explosões e armas, entre outras temáticas que não eram indicadas para crianças.

Outras informações do Cartoon Network

A programação é diferente entre as versões brasileiras e de outros países com a original americana, sendo que a do Brasil é comum se divulgar uma atração extra no final de semana, geralmente de dois filmes que devem competir através do voto pela vitória e tendo como resultado a exibição – em alguns casos são filmes em 2D com atores, mas em sua maioria são desenhos que já aprofundam a história de personagens de desenho, como o filme do Bob Esponja ou então as várias fases de Pokémon, etc.

Diferenciações das fases iniciais para a atual

Em seu conceito original o Cartoon Network tinha como premissa principal entreter as crianças com programações clássicas, sendo que isso foi mudando de acordo com as exigências cada vez maiores das crianças por assuntos que sejam de interesse e de relação com suas realidades – ainda que de uma forma completamente diferente através de super poderes e afins. Na realidade, elas buscam personagens por quem torcer e essas histórias devem ser mais desafiadoras do que a caça do cão pelo gato e assim por diante.

A partir de 2010, estreiaram nos Estados Unidos desenhos como Lanterna Verde, uma série baseada no filme Como Treinar o Seu dragão, Thunder Cats, Ninjago, o show Looney Tunes, Tower Prep, demonstrando um equilíbrio entre novos e velhos desenhos.

Fotos

Confira Fotos do Cartoon Network:

Cartoon Network Cartoon Network Cartoon Network Cartoon Network

Pesquisar
Artigos Relacionados