Cartoon Network Brasil

links patrocinados

Cartoon Network Brasil

Cartoon Network Brasil

No dia primeiro de outubro de 1992 ia ao ar, em todas as casas que tinham sinal fechado nos Estados Unidos, o canal Cartoon Network ou simplesmente CN. Com o objetivo de transmitir desenhos animados e programas voltados para crianças e adolescentes, o Cartoon é um dos canais de animação mais conhecidos do planeta.

Sobre o canal

Devido ao conglomerado televisivo Turner Broadcasting System, do empresário Ted Turner, o CN surgiu. Como Turner havia adquirido uma gama de desenhos animados na compra da TV TNT, da Metro-Goldwyn-Meyer (MGM) e da Hanna-Barbera Productions, que era uma das detentoras das melhores animações do mercado, ele decidiu fundar o Cartoon Network, que em livre tradução inglês-português significa ‘Rede de Desenhos Animados’. A primeira animação transmitida pelo canal, nos Estados Unidos, foi um episódio do desenho animado ‘Pernalonga’, que ficou conhecid como ‘Rhapsody Rabbit’.

Talvez a venda da Turner Broadcasting System pela Time Warner, no início da década de 90, foi uma das principais alavancas para o Cartoon Network tornar-se o principal canal de desenhos animados nos Estados Unidos, pois todas as animações da Warner Bros. passaram a ser transmitidas pelo CN. Outra característica importante da companhia fica na produção própria de desenhos animados como a criação de Dexter’s Laboratory em 1998, o surgimento de Johnny Bravo e Cow and Chicken em 1997 e The Powerpuff Girls em 1998. Devido ao sucesso dessas novas animações, todos os antigos desenhos da Hanna-Barbera foram entregues para o canal Boomerang, que tinha sua programação voltada para as animações clássicas como Pernalonga, Tom e Jerry, Os Flinstones, os Jetsons, entre outros.

O Cartoon atualmente

Pelos seus vinte anos de programação, o CN tem telespectadores que já estão na vida adulta, por isso além de ter os programas infantis, ele também aposta em desenhos japoneses como Samurai X, Naruto, Dragonball Z, Cavaleiros do Zodíaco e em produções estadunidenses de caráter mais adulto com sátiras, que são chamadas de programação Adul Swim. Nos dias atuais, o Cartoon Network não é mais transmitido apenas em inglês, mas também em português, húngaro, romeno, polonês, espanhol, japonês, francês, holandês, italiano, hindu e muitas outras línguas espalhadas pelo globo.

Cartoon Network Brasil

Após um ano de fundação, os donos do canal decidiram expandir seus horizontes e no dia 30 de abril de 1993 a programação do Cartoon Network começou a ser transmitida nos lares brasileiros, ainda através do sinal fechado. A sede internacional do CN é em Atlanta, nos Estados Unidos, porém o escritório em território brasileiro localiza-se no município de São Paulo.

Como o Cartoon Network é o canal de desenhos animados mais assistido no Brasil, seus produtores decidiram fazer um ramo denominado de ‘Cartum Netiuorque’ para a criação de animações totalmente brasileiras e vinhetas para serem passadas durante os intervalos da programação. Os primeiros desenhos nacionais a serem transmitidos no canal foram ‘Os Pescoçudos’, Overman e Geraldinho, todos de autorias dos cartunistas Laerte, Caco Galhardo e Laerte. Ainda com a proposta de produzir animações brasileiras, o Cartoon Network Brasil contratou Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, para a exibição de seus personagens em programas de até 30 minutos.

Site do CN

Se você não consegue ficar um minuto sem ver os desenhos animados e programas de comédia do Cartoon Network, então você precisa acessar o portal do canal, onde você pode se divertir com jogos de várias animações transmitidas pelo CN e vídeos daquele episódio que você perdeu de sua animação favorita.

Fotos

Confira Fotos do Cartoon Network Brasil:

Cartoon Network Brasil Cartoon Network Brasil Cartoon Network Brasil Cartoon Network Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados